Logo Construmarket
Banner

Studio Doze 5 Zero 5

Studio Doze 5 Zero 5
Os arquitetos do escritório Debaixo do Bloco Arquitetura transformaram o Studio Doze 5 Zero 5 em um projeto com espaços fluidos, modernos e aconchegantes. Imagens: Haruo Mikami
Studio Doze 5 Zero 5
Studio Doze 5 Zero 5
Studio Doze 5 Zero 5
Studio Doze 5 Zero 5
Studio Doze 5 Zero 5
Studio Doze 5 Zero 5
Studio Doze 5 Zero 5
Studio Doze 5 Zero 5
Studio Doze 5 Zero 5
Studio Doze 5 Zero 5
Studio Doze 5 Zero 5
Studio Doze 5 Zero 5
Studio Doze 5 Zero 5
Studio Doze 5 Zero 5
Studio Doze 5 Zero 5

Fluidez em uma área mínima

Texto: Vitória Oliveira

Localizado em Brasília (DF), o Studio Doze 5 Zero 5 foi totalmente reformado pelo escritório Debaixo do Bloco Arquitetura. Os arquitetos atenderam aos pedidos do morador: um lar aconchegante, que contemplasse suas exigências e expressasse sua personalidade.

Layout convidativo

Apesar da área reduzida – o imóvel dispõe de 60 m² –, os arquitetos conseguiram criar espaços amplos com uma circulação fluida. Para tanto, a integração entre os ambientes foi fundamental. “Nesse caso não era só uma questão de conexão e aproveitamento dos espaços, mas de proporcionar a sensação de habitar em um espaço mais extenso”, conta o arquiteto Clay Rodrigues.

As paredes foram substituídas por quatro portas de correr que foram instaladas de modo que ficassem embutidas, conectando todos os espaços. Para isso, foi necessário reduzir o comprimento do banheiro em 35 cm, permitindo às portas do banheiro deslizarem até o vão.

Os arquitetos reduziram o comprimento do banheiro em 35 cm, para que as portas pudessem deslizar até o vão na parede Foto: Haruo Mikami

Ao mesmo tempo que oferecem amplitude aos espaços quando abertas, as portas de vidro duplo dão privacidade ao dormitório quando fechadas. “A escolha das portas refletentes com tonalidade grigio foi proposital. O tom acinzentado harmonizou com os revestimentos usados, criando um reflexo suave”, explica o arquiteto.

O forro do projeto foi removido para ganhar altura no pé-direito e isso definiu a escolha dos revestimentos. Como a laje ficaria aparente, os arquitetos decidiram seguir com um design mais rústico: o piso é de concreto aparente, as paredes são revestidas com placas de concreto desenhadas pelo escritório, e bancadas em granito preto criaram uma textura menos monótona.

Os conduítes – que abrigam a fiação do studio – não entram em conflito com os vãos, proporcionado uma limpeza visual e o design despojado.

Toque final

Após a definição do layout e dos revestimentos, o design de interiores entrou em ação para equilibrar e modernizar o projeto. A rusticidade dos revestimentos e o mobiliário em cores frias foram essenciais para dar personalidade ao Studio Doze 5 Zero 5. A poltrona ‘costela’ do arquiteto Martin Eisler e as luminárias francesas do designer Serge Mouille foram dispostas na sala de estar. “A junção da história do cliente ao design criou harmonia e colaborou com a atmosfera criada”, diz Rodrigues.

Para dar privacidade ao morador, os arquitetos optaram por persianas de alumínio eletrônicas que, quando se abrem, integram a área interna com a varanda e, ainda, permitem vista para a piscina e o Lago Paranoá.

Uma área aconchegante

Na varanda, um jardim suspenso de samambaias e um vertical na parede amenizaram o clima árido do condomínio. No mesmo espaço, dois ambientes modernos e despojados foram criados. De um lado, peças italianas combinam com a mesa de jantar e a bancada para preparar drinks. Do outro, um estar foi constituído por peças de mobiliário com corda naval, ideais para ambientes externos.

Veja outros projetos na Galeria da Arquitetura:

Loft Masculino

Apartamento FRV

Duplex Ipiranga

Escritório

  • Local: DF, Brasil
  • Conclusão da obra: 2017
  • Área construída: 60 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados