Logo Construmarket
Banner

Soho Brasília

Soho Brasília
Com o Lago Paranoá no seu horizonte, o restaurante Soho Brasília tem projeto robusto, assinado pelo escritório Sotero Arquitetos. Imagens: Leonardo Finotti
Soho Brasília
Soho Brasília
Soho Brasília
Soho Brasília
Soho Brasília
Soho Brasília
Soho Brasília
Soho Brasília
Soho Brasília
Soho Brasília
Soho Brasília
Soho Brasília
Soho Brasília
Soho Brasília
Soho Brasília
Soho Brasília
Soho Brasília

Majestoso como seu entorno

Texto: Nuri Farias

Com projeto arquitetônico robusto, o Soho Brasília dialoga com a paisagem na qual foi inserido. Localizado em Pontão do Lago Sul, em Brasília (DF), o restaurante está voltado para o vistoso Lago Paranoá, que pode ser livremente contemplado pelos clientes graças às grandes aberturas envidraçadas utilizadas nas fachadas.

O estabelecimento foi projetado pelo escritório Sotero Arquitetos, que buscou completa integração entre os espaços internos e externos e o máximo de possibilidades de contemplação do entorno.

Layout programado

Uma das dificuldades encontradas pelos arquitetos foi criar uma única pavimentação para a construção do Soho Brasília, que dispunha de um terreno de 206m². Toda a área de operação precisou ser organizada em apenas um bloco, para que então fosse possível aumentar o setor das mesas e formar a ampla área externa. “Escavamos um pavimento no subsolo, onde agora está localizada boa parte do programa do restaurante”, comenta Adriano Mascarenhas, fundador do escritório Sotero Arquitetos.

Construído em concreto armado, o Soho Brasília prioriza, acima de tudo, a paisagem. Prova disso é que tanto o salão principal, com pé-direito alto, quanto a varanda são voltados para o lago. Outra solução encontrada para deixar a vista o mais livre possível foi criar um bar rebaixado em relação aos clientes, com uma bancada que nada atrapalha a contemplação do entorno.

Design que encanta

Um dos diferenciais do projeto arquitetônico do restaurante é sua cobertura em estrutura metálica. Segundo Mascarenhas, a solução trouxe leveza para a construção, permitindo conexão com a paisagem.

A fachada toda em vidro possibilita não apenas maior contemplação do entorno, como também a entrada de luz natural e maior conforto térmico, que torna o ambiente mais agradável. Além disso, permite que a paisagem desempenhe um papel importante na decoração do restaurante.

Para o projeto de interiores do Soho Brasília, os arquitetos buscaram trazer um clima de informalidade, utilizando materiais naturais e tipicamente brasileiros. Também se destaca no projeto a utilização de concreto aparente, piso em concreto polido, aço e forro de madeira.

Veja outros restaurantes na Galeria da Arquitetura:

Restaurante Maremonti, escritório LAB Arquitetos

Restaurante Le Manjue Organique, escritório Flavia Machado Arquitetura

Restaurante Oiticica, escritório Rizoma Arquitetura

Escritório

  • Local: DF, Brasil
  • Início do projeto: 2012
  • Conclusão da obra: 2012
  • Área do terreno: 206 m²
  • Área construída: 520 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados