O escritório Lineastudio Arquiteturas trabalha com traços contemporâneos e autorais. Sua equipe, composta de 12 arquitetos e uma engenheira agrônoma, busca pela caracterização dos espaços, melhoria da paisagem urbana e satisfação dos clientes. Recentemente, os profissionais tiveram a oportunidade de desenvolver a própria sede de trabalho, localizada no morro Cerrito, em Santa Maria (RS).
Idealizada por esse time de peso, a Sede Lineastudio Arquiteturas ganhou ambientes agradáveis, cheios de estilo e totalmente originais.
Duas araucárias, que se destacam na lateral do volume, orientaram a construção da empresa num terreno de 865 m², além de enriquecerem a paisagem ao redor. “Respeitamos a topografia original do lote e a natureza do entorno para criar uma edificação minimalista sobre pilotis, adaptada na vegetação existente”, contam os autores.
Os projetos de paisagismo e de arquitetura dialogam de forma harmoniosa. Como a topografia do solo foi respeitada, o verde invade e cria um cenário natural em cada espaço. No estacionamento e na área de circulação dos veículos, por exemplo, foi aplicado piso-grama na intenção de criar um pavimento mais resistente, mas sem abrir mão de permeabilidade, sutileza e verde.
O layout do escritório foi desenvolvido em volta de um eixo de circulação, responsável por integrar todos os setores. O programa foi organizado em 280 m² para receber e atender as necessidades dos colaboradores. Ele é composto por duas salas de espera, salas de reuniões, sala de criação e produção, galeria de arte, espaço gourmet e banheiros.
Os profissionais se inspiraram na arquitetura modernista e buscaram autenticidade dos materiais para o êxito do trabalho, levando ao uso predominante de concreto aparente (lavado e polido), madeira certificada e, para o projeto de interiores, optaram pelo compensado naval.
O acesso principal é feito por uma rampa, garantido total acessibilidade. Ao entrar no escritório, um corredor une a sala de espera até a de reuniões, passando pelo eixo principal, e transparecendo a sala de criação e os jardins internos, resultando num mirante onde a mata nativa é protagonista. Essa vegetação, rodeada por grandes panos de vidro, também auxilia na setorização das áreas. “O intuito desse caminho é aproximar o cliente da nossa equipe e do processo que está por trás de cada projeção”, revelam os autores.
Toda envoltória da edificação foi feita em concreto aparente. Segundo os profissionais, o uso de vidro duplo insulado nas aberturas garante menor troca térmica, logo, mais eficiência na manutenção da temperatura interna, além da paisagem privilegiada.
A disposição das aberturas gera ventilação cruzada nos ambientes e, paralelamente, o controle da insolação e da intensidade luminosa é feito por brises-soleils motorizados e persianas com tela solar.
A sala de criação é marcada pelo ripado em compensado naval que divide sutilmente a circulação da área de staff.
Para organizar confortavelmente todas as equipes do escritório, as bancadas foram dispostas conforme cada setor, criando ambientes mais colaborativos, onde a troca de ideais é mais dinâmica e positiva.
Por fim, no subsolo da edificação está a garagem, que fica entre os pilotis que sustentam o volume principal, e o espaço gourmet. Ambos os espaços foram projetados para ser utilizados por todos os profissionais do escritório. “Na escada, o guarda-corpo metálico em acabamento amarelo faz referência à linguagem industrial, presente também em alguns detalhes do projeto de interiores. Essa cor remete à nossa marca e aparece de maneira descontraída contrastando com a sobriedade do concreto”, concluem os autores.
Veja outros escritórios que projetaram seus próprios espaços na Galeria da Arquitetura:
Escritório
Termos mais buscados