Restaurante, bar e cervejaria em um único espaço: essa é a proposta do Roister BarraShopping Sul, projetado em 2022 pelo escritório Vox Arquitetura. Segunda unidade da marca fundada em 2017, a casa está situada em um shopping center de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Os proprietários procuraram o escritório com um objetivo claro: ampliar a produção e o ramo de atendimento, sem perder o conceito já consolidado de um restaurante conhecido pela gastronomia multicultural e pelo design eclético, moderno e industrial.
O ponto de partida do projeto foi estabelecer um fluxo de circulação para três nichos de atividade em um único ambiente, de forma que mantivesse a harmonia e a conexão entre cozinha e salão.
Os elementos em preto, marrom e cinza denunciam o conceito industrial do ambiente, que faz alusão aos centros urbanos norte-americanos da metade do século XX
Assim, os 587,05 metros quadrados do espaço foram divididos em dois setores, separados por um eixo central — o bar. Em ambos os salões, as mesmas mesas e estofados compõem o design, com diferenças apenas na disposição.
Do lado direito, a organização do mobiliário proporciona grande visibilidade entre as mesas e garante integração de uma forma despojada. Os visitantes podem escolher entre mesas com quatro lugares, estofados e banquetas no bar — um leque de opções para formas diferentes de interação entre os clientes.
Já no lado esquerdo, a proposta é mais reservada. O posicionamento das mesas prevê um aspecto mais reservado a cada grupo de fregueses, e o tamanho reduzido do espaço (bem como o maior número de obstáculos) proporciona menor reverberação do som. Assim, com menos barulho, mais confortável fica o espaço.
O design, contudo, é um só para todo o restaurante/bar/cervejaria. O estilo industrial equilibra aspectos modernos — definidos pela paleta de cores com preto, cinza e marrom, luzes de LED em tom quente e metal em vários detalhes da decoração — e retrô — retratados através do revestimento de tijolo e madeira, do couro nos materiais, do cimento queimado no piso e das tubulações aparentes no teto. Os arquitetos contaram que o intuito era fazer uma alusão aos centros urbanos norte-americanos da metade do século XX através do design.
Por fim, a região de serviços, que inclui banheiros, cozinha e copa, foi estrategicamente alocada nos fundos do Roister, para facilitar a circulação de funcionários e delivery nas áreas técnicas do shopping. As áreas de infraestrutura, estoque e câmaras frias ficaram no mezanino. Outra solução econômica e funcional foi o posicionamento da câmara fria dos barris de cerveja em um bloco vertical, sobre o bar, que utiliza a gravidade natural para levar a bebida dos barris até as torneiras.
Veja outros projetos na Galeria da Arquitetura:
Casa Alta, por Asa Arquitetos
Aussie Grill Eldorado, por 134 office
Residência Cauã, por Freire Cabó Engenharia e Arquitetura
Escritório
Termos mais buscados