O restaurante Nakka, localizado em São Paulo, foi inspirado em uma viagem ao Japão realizada por Naoki Otake, arquiteto responsável pelo projeto. “Vi muitas referências nesta viagem e só estava aguardando a oportunidade correta para aplicá-las”, ressalta. Além disso, seu design foi norteado por linhas retas, simples e ortogonais, bem como o uso de elementos claros e escuros.
A proposta era conceber um projeto moderno e sofisticado, mas existiam alguns entraves: o baixo orçamento e o curto prazo. Pensando nisso, uma das soluções encontradas foi o aproveitamento da estrutura existente, com poucas alterações. “Tanto o estudo quanto o detalhamento foram feitos em, aproximadamente, duas semanas – um prazo recorde”, explica Naoki.
A fachada é revestida com lambris de madeira ebanizada emoldurados por uma caixa de concreto e vidro. A esquadria de escala baixa funciona como vitrine e confere ao restaurante um visual contemporâneo e oriental.
Madeira em duas tonalidades é utilizada nos móveis, nas paredes e no forro, valorizando o espaço. “Os outros materiais de acabamento oferecem suporte físico e visual à madeira, que protagoniza a cena”, ressalta Otake.
O projeto cria ambientações diferenciadas com uso de texturas e iluminação cênica. Propositalmente escuro, recebe luzes de baixa intensidade focadas sobre as mesas. Já o balcão de sushis é muito iluminado, como se fosse um palco. “Usamos madeira, paredes e pisos claros e escuros. E fizemos uma composição, regando alguns ambientes estratégicos com iluminação natural”, completa o arquiteto.
Escritório
Termos mais buscados