Com longa tradição na cidade de Madrid, na Espanha, o Restaurante Atrapallada passou por uma substancial reforma, assinada pelo escritório Zooco Estudio. “Nosso objetivo foi desenvolver um projeto contemporâneo e moderno, mas que ao mesmo tempo preservasse a história do estabelecimento”, comenta o arquiteto Miguel Crespo Picot.
A fachada foi totalmente alterada. As janelas originais foram abertas até o chão, de forma a obter a melhor comunicação visual entre interior e exterior. Esta fachada revela a atividade do Restaurante Atrapallada já para quem está do lado de fora, como uma vitrine, atraindo os pedestres. Em conjunto, elementos de madeira e um mosaico hexagonal evidenciam o que pode ser encontrado no interior da casa especializada em frutos do mar.
A reforma foi conduzida por critérios de design moderno, eclético e atemporal. Dois materiais complementares marcam o espaço: um é a cerâmica, para áreas com mais tráfego, e o outro é a madeira, mais quente, aplicada no bar, na acústica das paredes e nas circulações. “O restaurante, que era altamente fragmentado, tornou-se um espaço contínuo e aberto”, relata Picot.
Um grande volume do Restaurante Atrapallada contempla o bar e o balcão. Outro destaque está na repetição de elementos verticais de metal presentes na prateleira. “Nossa ideia era criar uma base contínua, sem interferências visuais”, conta.
O mobiliário, como as cadeiras e os banquinhos de madeira, os metais e os tamboretes de barra, está em sintonia com o restante do projeto e também pertence ao jogo cromático do cinza e da madeira.
“Cromaticamente usamos duas cores, duas texturas e dois materiais. A madeira, em piso de carvalho, e o concreto, em cerâmica hexagonal, são diferentes, mas têm características que se complementam”, conclui o arquiteto.
Escritório
Termos mais buscados