Logo Construmarket
Banner

Residencial N4

Residencial N4
Em frente à praia do Balneário Piçaras (SC) está o Residencial N4, um empreendimento composto por quatro unidades. O projeto foi concebido pelo escritório PJV Arquitetura. Imagens: Alexandre Zelinski
Residencial N4
Residencial N4
Residencial N4
Residencial N4
Residencial N4
Residencial N4
Residencial N4
Residencial N4
Residencial N4
Residencial N4

Morada rústica

Texto: Vitória Oliveira

De autoria do escritório PJV Arquitetura, o Residencial N4 busca enaltecer a rusticidade do concreto aparente, evidenciando os pilares, as vigas e lajes maciças. O empreendimento, situado em frente à praia do Balneário Piçaras (SC), é composto por quatro unidades, cada uma com 90 m².

Para complementar a área de convívio, as unidades térreas dispõem de pátios frontais, e as do pavimento superior contam com amplas varandas, que fazem parte da suíte principal e têm uma belíssima vista para o mar.

Materiais explorados

“Os princípios que nortearam o projeto foram: a relação com a paisagem local, traços simples, materiais em seu aspecto natural e o aproveitamento da iluminação e ventilação naturais com grandes aberturas”, conta a equipe do escritório.

O conjunto residencial busca apresentar materiais em seu estado natural. Além do concreto aparente e do deck em madeira, os tijolos maciços aparentes fazem o fechamento da suíte com a varanda, das churrasqueiras e dos volumes circulares da cobertura, que abrigam os reservatórios de água.

A integração entre os ambientes é notória Foto: Alexandre Zelinski 

As lajes impermeabilizadas das garagens e o recuo frontal de cada unidade possuem como acabamento pedras seixo de rio. Um deck em madeira se estende até a área social de cada morada, devido aos painéis em vidro que integram os ambientes internos e externos. Além disso, os tetos de vidro proporcionam ventilação e iluminação naturais.

Duas lajes maciças em balanço configuram as sacadas das suítes. Essas lajes possuem um balanço de 2 m de altura e 15 cm de espessura, que representam duas linhas horizontais que flutuam e demarcam o desenho das fachadas.

Para a execução da estrutura, os arquitetos utilizaram madeirites plastificados, deixando o concreto com uma aparência lisa, destacando a materialidade da obra e as características do material utilizado. Como fechamento desta estrutura em concreto, optaram por paredes em alvenaria pintadas de branco e outras em tijolo maciço. As esquadrias são em vidro temperado transparente e alumínio na cor preta, que conferem privacidade quando necessário.

Veja outras casas de praia na Galeria da Arquitetura:

Casa de Praia, por Tammaro Arquitetura

Residência Praia do Félix, por Vidal & Sant'Anna Arquitetura

Casa Ilusión, por RVO Studio

Escritório

  • Local: SC, Brasil
  • Início do projeto: 2018
  • Conclusão da obra: 2019
  • Área do terreno: 260 m²
  • Área construída: 360 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados