A princípio, o programa da Residência Sacha consistia apenas em uma garagem e oficina de barcos, juntos a uma grande suíte avarandada para os moradores aproveitarem os finais de semana em Piracaia, São Paulo (SP). No entanto, o escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados incorporou novos ambientes para construir uma casa completa, com direito a amplas e integradas áreas de convivência.
Esse setor da casa – composto pela varanda externa, salas de estar e jantar – foi articulado num único e contínuo espaço, contudo, segue levemente separado por painéis de vidro. Além disso, os arquitetos Henrique Reinach e Mauricio Mendonça inseriram outras aberturas transparentes e em diferentes formatos (como rasgos verticais e horizontais, janelas e portas), que recebem a definição de ‘vistas de interesse’.
“Elas criam efeitos de iluminação natural nos espaços. Por exemplo, a janela de vidro fixo que destaca a sala de estar permite a entrada de luz natural e, ao mesmo tempo, enquadra a paisagem”, comentam os autores do projeto.
Ainda de acordo com os arquitetos, essa solução foi desenvolvida a partir de alguns conceitos do modernismo, como um volume cúbico puro, repleto de cheios e vazios. Em contrapartida, também adotaram elementos que estão presentes na arquitetura brasileira, como as cores dos muros e a varanda com beiral abrindo-se para a paisagem.
A Residência Sacha foi dividida em três blocos conectados, mas que ainda assim se distinguem por conta do uso e dos materiais aplicados. O volume mais baixo, onde alojam-se a oficina e a garagem de barco, tem revestimento em pedras, enquanto o bloco térreo organiza a área íntima da família.
Já o restante da casa possui muros pintados de azul para contrastar com a alvenaria branca e, assim, destacar os espaços de convívio e lazer, como a varanda estruturada em madeira. Segundo os arquitetos, “a cor escolhida remete o olhar para a paisagem”.
Escritório
Termos mais buscados