A reforma da Residência Melville, localizada em Alphaville (SP), foi conduzida pelo escritório Quitete & Faria Arquitetura, que procurou resolver as limitações do espaço – de 480 m² – e da estrutura de pilares e vigas, para atender à proposta de integração dos ambientes, além de proporcionar maior claridade à construção.
Segundo os arquitetos Ana Cristina Quitete e Leonardo Faria, o mais curioso do projeto arquitetônico é a mudança de estilo, que se traduziu na ampliação dos espaços, sem provocar o aumento da área construída do imóvel. “Adequamos melhor a disposição do layout em cada cômodo apenas relocando algumas paredes e distribuindo novas aberturas entre os ambientes. Essas intervenções transformaram completamente a configuração original da residência”, ressaltam, pontuando que não interviram na fachada, apenas no interior da Residência Melville.
Além das modificações na estrutura existente, os profissionais optaram por ampliar os vãos dos caixilhos para clarear ainda mais os ambientes internos que, antes da reforma, sofriam com a baixa luminosidade. “Com maior incidência de luz natural, a solução também acarreta em maior economia de energia”, acrescentam Quitete e Faria.
O conceito de arquitetura adotado para a Residência Melville é essencialmente contemporâneo, com bases neutras, linhas retas e leves, que se refletem nos móveis e nos objetos de decoração, cuja alternância de tons terrosos combina com o aspecto creme dos pisos e paredes.
Inteiramente executado com lâmpadas de LED, o projeto de iluminação trabalha com inúmeras sancas de luz e luminárias, cujo direcionamento de luz mais pontual destaca alguns revestimentos de paredes, mobiliário e obras de arte. Além disso, o sistema está perfeitamente conectado à técnica de automação inteligente, que comanda outros equipamentos da casa, como ar-condicionado, cortinas e persianas, som ambiente e do home theater.
As linhas retas e essencialmente expressivas dos móveis se misturam aos diversos tecidos e texturas, que mantêm a neutralidade e a delicadeza para formar um ambiente aconchegante. “Esse conceito ainda ajuda a realçar os acessórios e enfeites de decoração, como o lustre e os vasos de plantas presentes na sala de estar”, explicam Quitete e Faria.
O amplo pé-direito da sala de estar é dividido pela passarela de acesso ao segundo andar, que possui guarda-corpo de vidro e piso revestido de madeira, tornando-se mais um importante elemento da Residência Melville.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados