Logo Construmarket
Banner

Residência LM

Residência LM
Concreto aparente, madeira e a belíssima paisagem de Nova Lima (MG) formam a Residência LM, projetada pelo escritório Anastasia Arquitetos. Imagens: Jomar Bragança
Residência LM
Residência LM
Residência LM
Residência LM
Residência LM
Residência LM
Residência LM
Residência LM
Residência LM
Residência LM
Residência LM
Residência LM
Residência LM
Residência LM
Residência LM
Residência LM

Abraçada pela natureza

Texto: Vitória Oliveira

A Residência LM, assinada pelo escritório Anastasia Arquitetos, está inserida na cidade de Nova Lima (MG). A região montanhosa – responsável pelo declive acentuado do terreno – ditou a implantação da casa.

“Optamos por interferir o mínimo possível no solo para evitar contenções e arrimos. Além disso, definimos com o calculista uma estrutura com o menor número de pilares, para a diminuição dos pontos de fundação e, consequentemente, criarmos um volume mais leve e solto do solo”, conta o arquiteto Tomás Horta.

Para evitar o desperdício dos materiais, os arquitetos optaram por duas empenas nas divisas laterais de concreto que definem a volumetria da casa. Essas foram feitas com formas metálicas, evidenciando a rusticidade do material no interior do projeto.

A altura de implantação foi definida em relação à rua, possibilitando que a garagem ficasse à frente da casa e nos fundos, o paisagismo. A área externa é bem provida de iluminação natural, permitindo uma diversidade maior de espécies a serem plantadas, não apenas de sombra. “Toda a área social se estende a uma praça e ao oeste com vista para as montanhas”, diz o arquiteto.

A sala de estar tem vista para a cidade de Nova Lima Foto: Jomar Bragança 

Os ambientes abertos e integrados entram em contato com a paisagem e recebem iluminação e ventilação naturais. No projeto arquitetônico, o escritório explorou a ventilação cruzada, que possibilita a circulação do ar por todos os cômodos, mantendo o conforto térmico dentro da residência.

A correta implantação em relação ao sol evitou o uso de ar condicionado e iluminação artificial. Ademais, a morada dispõe de um ótimo desempenho energético com placas de energia fotovoltaica e solar.

Organização dos espaços

A casa está distribuída em dois pavimentos. O primeiro, no nível da rua, concentra a garagem e as áreas íntimas. O segundo, rebaixado em relação à rua, concentra as áreas sociais. O acesso social se dá através de uma escadaria, que chega a uma praça descoberta e faz a transição entre a rua e os ambientes internos. Toda a área social se abre para a praça, para o oeste (através de portas de madeira, que funcionam como brises móveis) e para a vista das montanhas. Todos os quartos também estão voltados para o nascente.

Para o projeto de interiores, os arquitetos optaram por uma paleta neutra com toques de cor no mobiliário, criando uma atmosfera relaxante que combina texturas com cores claras.

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Início do projeto: 2017
  • Conclusão da obra: 2019
  • Área construída: 680 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados