Logo Construmarket
Banner

Residência LLM

Residência LLM
A vegetação nativa do terreno determinou toda a construção da Residência LLM, que foi concebida para se tornar um ponto de encontro de amigos e familiares. Imagens: Nelson Kon
Residência LLM
Residência LLM
Residência LLM
Residência LLM
Residência LLM
Residência LLM
Residência LLM
Residência LLM
Residência LLM
Residência LLM
Residência LLM
Residência LLM
Residência LLM

Natureza inspiradora

Texto: Ana Marquez

O objetivo do escritório Obra Arquitetos ao desenvolver o projeto arquitetônico da Residência LLM foi criar um espaço amplo e aconchegante onde os proprietários pudessem receber seus amigos e familiares. A casa está localizada em São José dos Campos (SP) e conta com 1.185 m² de área construída.

Os espaços se relacionam entre si e com o exterior, trazendo sensação de liberdade. “Procuramos promover a reflexão sobre como podemos nos relacionar com o local construído e as influências que ele exerce sobre nossas relações sociais”, conta o arquiteto João Paulo Daolio.

Paisagem determina construção

A existência de uma grande quantidade de árvores nativas no terreno da Residência LLM influenciou o projeto, que procurou criar caminhos, construir paisagens e espaços externos.

“Além da preservação do paisagismo, o terreno tem inclinação média de 30%, portanto, a implantação que fizemos sugere um diálogo com a topografia e a vegetação existente”, diz Daolio.

Todo o projeto é rodeado por vegetação nativa, já existente no local Foto: Nelson Kon

O escritório procurou elaborar um projeto no qual as pessoas pudessem estabelecer contatos visuais diretos, mesmo estando em diferentes ambientes e níveis da casa. O programa foi disposto de forma que os espaços coletivos – como sala de estar, área de trabalho e cozinha – tivessem relação com a paisagem e maior intensidade de luz. Os quartos e ambientes mais íntimos foram posicionados abaixo da copa das árvores, formando um pátio com os troncos das árvores.

“Duas empenas laterais em concreto serviram de estrutura para a Residência LLM. O restante são caixilhos de alumínio e vidro laminado. As fachadas, por sua vez, são feitas basicamente em concreto e vidro”, comenta.

Materiais naturais e integração de ambientes

Alguns móveis foram criados especificamente para a casa, de modo que os moradores estabelecessem relações especiais com cada peça e fossem criados ambientes agradáveis.

Os arquitetos procuraram escolher materiais naturais e autênticos, como a pedra, a madeira e o concreto. Conforme muda a estação do ano e a luz se altera, esses materiais têm seu aspecto e textura alterados, propiciando uma experiência mais verdadeira. “A decoração é a própria natureza”, conclui o arquiteto.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2011
  • Conclusão da obra: 2014

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados