Com 300 m² de área construída, a Residência LF está localizada em Santana de Parnaíba (SP). Os novos moradores convidaram o escritório de arquitetura Studio Deux para reformar a morada e, ao mesmo tempo, modernizar os ambientes, aliando sofisticação e conforto.
“Consideramos que o principal desafio do projeto foi transformar uma residência antiga – dos anos 80 – em uma residência moderna com fachada contemporânea, não sendo necessário mexer na estrutura”, conta a arquiteta Michele Ledoux.
A Residência LF tem dois pavimentos: térreo (íntimo) e o primeiro andar (social).
No térreo está o dormitório do hóspede, que está interligado ao escritório e à escada helicoidal de concreto aparente que dá acesso ao primeiro andar. Segundo a arquiteta, a criação desses ambientes foi possível devido à remoção de todas as paredes que ficavam na área da garagem.
Marcando o primeiro andar, a sala de estar integra-se às salas de jantar e TV e tem acesso à cozinha gourmet e à área de lazer – que é composta por uma piscina e vegetação.
A remoção de uma das paredes de alvenaria na sala de estar possibilitou a instalação de uma escada que conecta o térreo ao primeiro andar.
Para separar a sala de TV das salas de estar e de jantar, os arquitetos optaram por uma porta de correr com três folhas de madeira freijó ripada, o que proporciona privacidade quando desejado.
O acesso à lavanderia era feito por uma porta que ficava entre a cozinha e a sala de estar – quem estava na sala enxergava a lavanderia. Agora, fica dentro da cozinha, conferindo privacidade para a área de serviços.
No projeto arquitetônico, o escritório optou por aumentar portas e janelas criando uma sensação de amplitude, além de proporcionar iluminação e ventilação naturais. Ademais, exploraram a ventilação cruzada que possibilita a circulação do ar por todos os ambientes da casa.
A piscina antes com bordas sextavadas ganhou um design com ângulo reto. Isso possibilitou que os arquitetos criassem uma prainha para as crianças, além de um amplo espaço para colocar espreguiçadeiras. Para proporcionar bem-estar à família, várias espécies de vegetação foram colocadas na área de lazer.
O destaque da fachada são os brises de alumínio com acabamento em madeira, que permitiram uma visão linear e moderna do projeto. “Tínhamos uma dificuldade: mudar a fachada, a única janela não tinha simetria em seu posicionamento. Portanto escolhemos os brises, eles disfarçaram a assimetria da localização da única janela existente na fachada, além de conferir um design moderno à casa”, conclui Ledoux.
Veja outras residências com área de lazer na Galeria da Arquitetura:
Residência Jurumirim, por Nitsche Arquitetos
Residência Z.C, por Klam Arquitetura
Residência MLD, por MMA Studio
Escritório
Termos mais buscados