Dois volumes independentes que se interligam através da pérgola de entrada, com pé-direito mais baixo e jardim interno, formam a Residência FB, na cidade de Porto Feliz, em São Paulo. “Inicialmente, lidamos com duas restrições determinantes: construções vizinhas relativamente próximas e a premissa de fazer uma casa com estrutura inteiramente em concreto”, conta o arquiteto Bernardo Jacobsen.
A forma como a estrutura em concreto consegue parecer extremamente leve, fez que o escritório lidasse com maestria em relação a essa restrição. Isso se deve às lajes de cobertura dos volumes – que estão soltas das paredes revestidas de pedra – através de uma fenda de vidro, o que faz as lajes parecerem que estão flutuando.
Para a concepção da fachada, muros de pedra tomam conta da área frontal, enquanto a fachada lateral é determinada pela implantação em ‘L’. “Utilizamos esquadrias em vidro nas áreas sociais, com vista para o jardim e para a piscina. No fechamento dos quartos, usamos portas de correr em ripado vertical de madeira – que dá privacidade aos dormitórios, quando é preciso”, explica a arquiteta Marcela Siniauskas.
Estruturas em concreto com vigas invertidas e forro de madeira seguindo até o beiral nortearam a construção. A integração dos ambientes acontece no mesmo pavimento. Salas de estar, lareira e jantar, por exemplo, estão separadas apenas pela lareira e pelo desnível do piso. “A iluminação ficou por conta das luminárias de cobre, coordenadas com o forro de madeira e o design minimalista, que não conflita com a arquitetura”, relata Marcela.
Escritório
Termos mais buscados