Logo Construmarket
Banner

Residência E.H.

Residência E.H.
A Residência E.H. é marcada por um volume leve e contemporâneo, desde as fachadas até o seu interior. Imagens: Rô Reitz
Residência E.H.
Residência E.H.
Residência E.H.
Residência E.H.
Residência E.H.
Residência E.H.
Residência E.H.
Residência E.H.
Residência E.H.
Residência E.H.
Residência E.H.
Residência E.H.

Morada praiana

Texto: Nuri Farias

O escritório Ruschel Arquitetura e Urbanismo usou um cubo leve, vidro e estrutura metálica para proporcionar leveza e contemporaneidade à Residência E.H, localizada na badalada praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC). O projeto arquitetônico atende ao programa solicitado pelos moradores ao longo dos 830 m² de área.

Fachadas orientadas

A volumetria da Residência E.H. foi estruturada de acordo com a posição do lote em relação ao sol. A fachada sul, menos atingida pelos raios solares, recebeu apenas uma cobertura metálica termoacústica revestida de madeira cumaru, protegendo toda a extensão da área social, de estar e de jantar, jardim interno, escada e mezanino. Todos esses ambientes se interligam com a cozinha, o espaço gourmet e o lazer.

A face principal possui amplas superfícies envidraçadas, revestidas por brises de alumínio na cor amadeirada e responsáveis pelo contato visual do mezanino com os morros externos e o telhado verde, que se encontra acima da laje do cubo.

Os brises da fachada controlam a entrada dos raios solares e proporcionam conforto térmico aos ambientes internos Foto: Rô Reitz

“Esse cubo foi revestido de porcelanato, remetendo a um efeito de mármore travertino. Dentro dele ficam lavabo e escritório, integrados com o jardim interno”, conta Ruschel.

Nessa mesma face está um pergolado em madeira que, coberto com vidro, determina a entrada da casa e segue pelo interior integrando o mezanino com o telhado verde.

A superfície da face norte é composta por esquadrias em PVC com efeito de madeira na cor carvalho claro e vidros. As esquadrias vão do piso ao teto e foram integradas às persianas automatizadas para ambientar o interior da Residência E.H., deixando o ambiente mais acolhedor.

De acordo com o arquiteta, todo os materiais foram adotados para reforçar a identidade conceitual proposta pelos moradores, além dos métodos eficientes, como ventilação cruzada, aquecimento solar – em toda a residência e na piscina. E o aspecto de madeira proferido às esquadrias de PVC transmitiram volume plástico, conforto e desempenho técnico e funcional.

Os dormitórios e o ateliê ficaram voltados para a área de lazer e foram privilegiados com a orientação solar. Através de amplas e funcionais esquadrias em PVC, eles se integram com a varanda, piscina, área verde do terreno e visuais para o mar e o entorno.

Escritório

  • Local: SC, Brasil
  • Início do projeto: 2013
  • Conclusão da obra: 2014
  • Área do terreno: 600 m²
  • Área construída: 830 m²
Veja outros projetos relacionados