Com acesso direto à praia, essa residência de veraneio que explora vidro em profusão permite a entrada de luz natural e oferece aos visitantes a bela vista do mar. Localizada em um condomínio na praia de Toque Toque, no litoral norte paulistano, foi erguida em um terreno acidentado de modo que ficasse totalmente aberta e permeável.
De acordo com Beatriz Peyrelongue Azpiri, arquiteta responsável pelo projeto, a casa é vista como uma tenda sem laterais, integrada à natureza. “Não houve tanta preocupação com a privacidade em relação ao condomínio. A ideia era transmitir a experiência visual aos moradores, inserindo na casa a paisagem exuberante do entorno”, destaca.
A alvenaria é feita com blocos sílico-calcários, material escolhido por ser isolante termoacústico. “Ele ajuda a manter a casa fresca por dentro”, explica. A cobertura da residência é em laje moldada in loco.
Beatriz explica que, por motivos climáticos, o projeto formou beirais e recuos para permitir o uso da pele de vidro, recuada e protegida do sol e da chuva. Além disso, as aberturas nas fachadas proporcionam ventilação cruzada, gerando mais conforto térmico. “Esse detalhe garantiu bem estar aos ambientes. Ao longo da fachada da varanda – que funciona também como beiral – considerou-se um toldo de fachada externo vertical tanto para controle da intensidade luminosa quanto para amenizar a penetração da chuva”, ressalta.
Escritório
Termos mais buscados