Para o novo projeto do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (PMA ONU) – Sede Brasileira, a equipe do CoDA Arquitetos priorizou a integração entre os colaboradores e a transparência dos espaços.
A sede, que fica no 11º andar de um edifício em Brasília (DF), possui 384 m² e uma vista privilegiada para o Eixo Monumental, que é o coração da capital federal.
A iniciativa dos arquitetos foi eliminar as paredes que setorizavam as nove salas comerciais, proporcionando maior fluidez visual (a contar da recepção) e, consequentemente, unificando todos os ambientes.
O vão que resultou da demolição foi demarcado em dois núcleos: um privativo – salas de trabalho e diretoria – e um descontraído – salas de estar, reunião e conferência. Esses espaços foram definidos por dois eixos de circulação a partir do hall dos dois elevadores: um de serviço restrito aos funcionários e um social para o público.
A distância entre os espaços de trabalho e de bem-estar permite a realização de eventos para delegações internacionais sem a interferência direta no cotidiano dos colaboradores da PMA ONU.
As portas de correr, quando fechadas, proporcionam privacidade. Quando abertas, ampliam os ambientes, integrando todas as salas da agência. “Esse gesto foi fundamental para criar ambientes multifuncionais, simultaneamente, ao trabalho e à socialização, ao formal e ao informal”, explica a equipe do CoDA Arquitetos.
Para o design de interiores, o escritório buscou a humanização dos espaços através do contraste de elementos sensoriais (vasos de plantas e texturas de juta, que remetem às plantações e às sacas de alimentos) com o mobiliário sóbrio.
No vão central, a equipe priorizou o aspecto natural dos materiais, deixando o teto e as colunas de concreto aparente visíveis. Além disso, os dutos de ar-condicionado e o auditório foram pintados de um tom verde-acinzentado, para reforçar a personalidade do projeto.
Para enfatizar a ideia de um projeto totalmente integrado, a agência recebeu o piso vinílico cinza que deu continuidade em todos os espaços. Foram explorados tons neutros nas salas de diretoria e reuniões para que não interferissem na paisagem brasiliense. E o balcão da recepção foi preenchido com terra, elemento que remete à origem essencial dos alimentos.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados