O vidro espelhado da fachada do projeto Office Green traz o céu para a praça da Cidade Pedra Branca, em Santa Catarina, onde está localizado. Projetada pelo escritório Desenho Alternativo, a construção é uma proposta urbanística de bairro sustentável elaborada coletivamente por diversos escritórios de arquitetura, que estabeleceram os padrões e a linguagem da obra. “O Office Green faz parte do conjunto de edifícios idealizado para atender à demanda de comércio e serviços da Cidade Criativa Pedra Branca, e nós tivemos a oportunidade de projetar a arquitetura deste empreendimento”, conta o arquiteto André Schmitt.
O edifício emoldura a praça. Seu térreo possui uma ampla galeria que estende e valoriza o espaço público, atraindo usuários para o setor gastronômico com restaurantes e cafés. Os mais de 14.000 m² são divididos em mais 10 pavimentos com 20 salas comerciais, para uso de escritórios e consultórios diversos. O espaço foi todo projetado para receber o selo LEED, sendo o primeiro edifício comercial a receber esta certificação em Santa Catarina.
“A fachada possui peles de vidro que utilizam controle solar dimensionado para cada orientação solar. Na fachada norte, que recebe mais calor, as esquadrias ficam protegidas por brises. Os pórticos possuem revestimento cerâmico e produto de indústria local”, explica.
O projeto possui rotas acessíveis nas áreas comuns com sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais em todos os pavimentos. “Os materiais incluem cimento com cinzas volantes, aço reciclado, tintas à base de água, madeira certificada e o uso consciente de água e energia elétrica, conseguido através de processos como o reaproveitamento da água da chuva, válvulas duplas de descarga, válvulas redutoras de pressão, sensores de presença, lâmpadas ecoeficientes e elevadores inteligentes”, finaliza o arquiteto.
Escritório
Termos mais buscados