A nova Sede do Sindicato dos Profissionais de Processamento de Dados – SINDPD – foi projetada em 2010 pelo escritório Spadoni AA. O órgão é um dos principais sindicatos da América Latina e representa os trabalhadores da área no Estado de São Paulo.
Para o programa, foi necessário ampliar um pavimento no edifício, que teve estrutura e fundações reforçadas. “As colunas ganharam um aumento de diâmetro e novos blocos juntaram-se à fundação existente. O pavimento criado configurou-se como um terraço para eventos. Nos demais pisos, o edifício definiu-se por um hall de exposições. O auditório principal localiza-se no térreo; já o setor administrativo e auditório secundário, nos dois andares superiores”, explica Francisco Spadoni, arquiteto e autor do projeto.
Para o profissional, a maior transformação no projeto reside na criação de um vazio central entre as lajes dos pavimentos, usado para a implantação de uma escada com estrutura de aço. “Esse átrio recebe uma cobertura de vidro reflexivo, ideal para o controle da luz solar, que repousa sobre uma grelha de perfis metálicos”, completa Spadoni.
Uma das estratégias realizadas no projeto foi na área do térreo. Trata-se de uma parede curva do auditório que configura um hall de exposições utilizado independentemente das funções administrativas do Sindicato.
A nova superfície, proposta como envelope da antiga estrutura, renovou a imagem do edifício, inserindo-o em um novo tempo. “A revitalização acontece de dentro para fora, abrigando novas atividades e espacialidade. O edifício recebeu, também, uma pele de brise soleil em lâminas de alumínio, nas três fachadas” relata o arquiteto.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados