A um primeiro olhar, a naturalidade que a arquitetura do Maitei Hotel transmite reflete bem a forma como ele foi concebido. Aqui, a escolha dos materiais dita o estilo, e não o contrário.
O Maitei foi criado como um modelo que poderá ser facilmente estendido a outras áreasLuciano Soares Para tirar o máximo partido do entorno – paisagem exuberante da praia do Mucugê, localizada em Arraial d’Ajuda, Bahia – o uso de materiais naturais como cimentado, madeira, telhas coloniais, reboco rústico e cores quentes determinaram o desenho contemporâneo da construção.
Até o terreno com características urbanas, em declive e com área limitada, não representou um obstáculo. “Na verdade ele facilitou a implantação do projeto, uma vez que permitiu o aproveitamento de todos os níveis. Apenas realizamos a contenção de encostas em conjunto com a estrutura do empreendimento”, reflete o arquiteto Luciano Soares, reconhecido por evidenciar o uso de materiais naturais em suas obras. “O Maitei foi criado como um modelo que poderá ser facilmente estendido a outras áreas”, conclui.
Outro ponto a ser observado é o alinhamento do projeto às edificações vizinhas, também executadas pelo mesmo profissional. “A construção seguiu rigorosamente as exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipham), responsável por preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros –, muito ativo na região”, explica.
A proximidade com o mar motivou várias soluções do partido arquitetônico. Para aproveitar ao máximo a bela vista, os espaços foram integrados. O uso abundante da madeira na construção – telhados, teto, caixilhos, escadarias e deques – se repete no mobiliário, cuja marcenaria exibe o design do arquiteto. A decoração revela sofisticação, mas com um peculiar clima de aconchego. As fachadas frontal e lateral foram posicionadas, também, de forma a permitir a visão do mar.
O empreendimento é funcional, confortável e econômico. “Na hora de fazer o projeto luminotécnico, por exemplo, dosamos a luz na proporção certa em todos os espaços. A iluminação A iluminação deixa os ambientes com uma atmosfera aconchegante, sem muita exposição de luz onde não é necessárioLuciano Soares deixa os ambientes com uma atmosfera aconchegante, sem muita exposição de luz onde não é necessário”, expõe Luciano. Outras medidas sustentáveis estão presentes, como o aquecimento solar desenvolvido na construção e o uso de água de poço artesiano.
Para aproveitar ao máximo a natureza, a infraestrutura do hotel oferece áreas de lazer, de relaxamento e de descanso. São deque, duas piscinas, duas salas de estar, sala de ginástica, sauna a vapor, sala de sinuca, restaurante e dois bares. Os apartamentos podem ser duplos ou triplos e todos possuem TV a cabo, DVD, ar-condicionado, frigobar, jacuzzi dupla, cofres eletrônicos, telefone, internet e varanda com rede.
Escritório
Termos mais buscados