Ao comprar este apartamento de 59 m² em Porto Alegre (RS), o proprietário percebeu que os ambientes compartimentados não refletiam sua personalidade. Em busca de espaços integrados e leves, decidiu convidar o escritório Arquitetura Nacional para comandar a reforma. “Como estratégia inicial, o pavimento de acesso teve toda sua área unificada”, conta a equipe de arquitetos.
Uma das primeiras medidas foi a retirada do sanitário existente e a integração da área de serviço à marcenaria da cozinha. Já a área do mezanino foi ampliada em 9 m², deixando o quarto mais confortável e possibilitando a criação de um closet. O sanitário existente neste nível foi mantido e atende todo o Loft Diego, como o projeto foi batizado. A estrutura da ampliação suporta também a carga da escada.
A escada anterior era linear e foi removida e substituída por uma helicoidal, que se tornou a estrela do projeto. “Totalmente em aço, ela fica suspensa, não tocando o piso”, descrevem os arquitetos.
Com exceção da escada e do sofá rosa, a paleta de cores e de materiais do imóvel é bem neutra, a fim de conferir amplitude e unidade ao espaço.
O ladrilho hidráulico compensado naval e carbonizado junto com o tecnocimento são responsáveis por revestir os três planos principais do projeto. Além disso, ocultam a infraestrutura elétrica e de automação do projeto.
A pele de vidro que reveste a janela de pé-direito duplo recebeu internamente uma brise vertical que possibilita o controle da entrada de luz e emoldura os visuais do entorno.
Por fim, o projeto luminotécnico tira partido das decisões arquitetônicas, destacando os principais elementos projetados, bem como permitindo a criação de diversos cenários. A curadoria do mobiliário mescla peças de arquitetos e designers brasileiros, tendo como elemento de destaque o sofá de duas faces que articula os dois ambientes de estar.
Escritório
Termos mais buscados