Para projetar o LOFT 304, o escritório de arquitetura Estúdio VOE aproveitou a orientação original e manteve a planta livre, conferindo total fluidez aos espaços. “Este loft nasceu e permanecerá assim: livre”, relata a equipe de arquitetos do escritório.
Conhecer o estilo de vida dos moradores foi fundamental para a concepção do projeto arquitetônico. Cada espaço do imóvel tem alguma relação com a personalidade do jovem casal de proprietários – ele é engenheiro civil e ela, arquiteta paisagista.
Cinco ambientes foram projetados em uma área com 68 m²: salas de estar e jantar, cozinha, área de serviços e suíte com closet. Ainda no dormitório, os arquitetos criaram uma área privativa com banco, tapete e um longo espelho.
Para garantir permeabilidade visual e delimitar os espaços sem modificar o programa original, os arquitetos utilizaram esquadrias de aço e vidro. Com isso, a iluminação natural que entra no dormitório se espalha para a área social – salas de estar e jantar.
Como os moradores são apaixonados por vinhos, os arquitetos criaram uma estante com vergalhão para abrigar a coleção de bebidas, dando origem a uma adega modular a partir de uma estrutura rústica. “Nos inspiramos no design inteligente. A estrutura é única e permite diversas possibilidades de montagem”, conta a equipe.
Os arquitetos criaram um jardim vertical, que traz natureza, frescor e bem-estar para dentro dos ambientes. A área verde resgata, ainda, lembranças de infância dos moradores.
“O casal adora cozinhar e receber seus convidados em seu lar. O jardim vertical funciona como elemento compositivo junto à horta do casal, numa integração harmoniosa e que renderá jantares deliciosos que ficarão na memória”, finaliza a equipe.
Veja outros projetos de apartamentos na Galeria da Arquitetura:
Apartamento Ipiranga, por Bruno Moraes Arquitetura e Interiores
Escritório
Termos mais buscados