Logo Construmarket
Banner

LOFT 304

LOFT 304
Os moradores do Loft 304 convidaram o escritório de arquitetura Estúdio VOE para projetar ambientes integrados, amplos e confortáveis, onde pudessem receber seus convidados e construir boas memórias. Imagens: Marcelo Donadussi
LOFT 304
LOFT 304
LOFT 304
LOFT 304
LOFT 304
LOFT 304
LOFT 304
LOFT 304
LOFT 304
LOFT 304
LOFT 304
LOFT 304
LOFT 304
LOFT 304
LOFT 304
LOFT 304
LOFT 304
LOFT 304

Planta livre

Texto: Vitória Oliveira

Para projetar o LOFT 304, o escritório de arquitetura Estúdio VOE aproveitou a orientação original e manteve a planta livre, conferindo total fluidez aos espaços. “Este loft nasceu e permanecerá assim: livre”, relata a equipe de arquitetos do escritório.

Conhecer o estilo de vida dos moradores foi fundamental para a concepção do projeto arquitetônico. Cada espaço do imóvel tem alguma relação com a personalidade do jovem casal de proprietários – ele é engenheiro civil e ela, arquiteta paisagista.

Layout

Cinco ambientes foram projetados em uma área com 68 m²: salas de estar e jantar, cozinha, área de serviços e suíte com closet. Ainda no dormitório, os arquitetos criaram uma área privativa com banco, tapete e um longo espelho.

Design rústico e natural

A estante metálica abriga a coleção de vinhos dos moradores Foto: Marcelo Donadussi 

Para garantir permeabilidade visual e delimitar os espaços sem modificar o programa original, os arquitetos utilizaram esquadrias de aço e vidro. Com isso, a iluminação natural que entra no dormitório se espalha para a área social – salas de estar e jantar.

Como os moradores são apaixonados por vinhos, os arquitetos criaram uma estante com vergalhão para abrigar a coleção de bebidas, dando origem a uma adega modular a partir de uma estrutura rústica. “Nos inspiramos no design inteligente. A estrutura é única e permite diversas possibilidades de montagem”, conta a equipe.

Jardim vertical

Os arquitetos criaram um jardim vertical, que traz natureza, frescor e bem-estar para dentro dos ambientes. A área verde resgata, ainda, lembranças de infância dos moradores.

“O casal adora cozinhar e receber seus convidados em seu lar. O jardim vertical funciona como elemento compositivo junto à horta do casal, numa integração harmoniosa e que renderá jantares deliciosos que ficarão na memória”, finaliza a equipe.

Veja outros projetos de apartamentos na Galeria da Arquitetura:

Apartamento Ipiranga, por Bruno Moraes Arquitetura e Interiores

Apartamento FRV, por Bloco Z Arquitetura

Apê Rua Mário, por Nicole Finkel

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Início do projeto: 2018
  • Conclusão da obra: 2018
  • Área construída: 68 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados