Logo Construmarket
Banner

Livance

Livance
O escritório Pitá Arquitetura foi responsável por incluir modernidade, leveza e descontração no primeiro coworking voltado para médicos do Brasil. Imagens: Renato Navarro
Livance
Livance
Livance
Livance
Livance
Livance
Livance
Livance

Ambiente descontraído para cuidar da saúde


Texto: Nathalia Lopes

Espaços de trabalho compartilhados, ambientes integrados e salas de atendimento cheias de cores ocupam os 365 m² do 9° andar de um edifício comercial da Avenida Angélica, região central de São Paulo.

Projetado pelo escritório Pitá Arquitetura, o local descontraído abriga a Livance, a segunda unidade de uma solução de consultórios flexíveis com salas utilizadas por médicos e profissionais da saúde de mais de 17 especialidades, entre elas pediatria, psicologia, clínica-geral e nutrição.

Esse modelo de negócio voltado para a área da saúde é pioneiro no Brasil e funciona por pay-per-use: a sala é cobrada apenas pelos minutos que durar a consulta. Dessa forma, os profissionais escolhem os dias e horários em que estarão disponíveis para atender seus pacientes e agendam a consulta.

Espaço de trabalho

Como “a primeira impressão é a que fica”, os arquitetos do Pitá se empenharam para que o ambiente leve e distante dos consultórios comuns ficasse evidente logo na entrada. “A recepção é diferente dos consultórios convencionais. Esse espaço foi transformado em uma grande área de estar, com ambiente mais descontraído”, comenta Diego Pincerati, um dos responsáveis pelo trabalho.

A entrada é composta por uma grande caixa de laca amarela com um totem para retirar as senhas. Na frente está o hall de espera, que lembra bastante um living e conta com revestimento de tijolinhos, grandes pufes e cadeiras coloridas, além de pendentes que fazem o serviço de iluminação.

Recepção (Foto: Renato Navarro) 

Na hora da consulta, os pacientes passam por corredores com cores vivas, formas geométricas e iluminação com efeitos visuais. Os consultórios, por sua vez, são aconchegantes e contam com móveis e objetos de decoração que remetem a uma casa – além disso respeitam todas as regras impostas pela Anvisa.

O empreendimento ainda oferece uma área de descanso e um espaço de coworking exclusivo para os profissionais da saúde usarem quando não estiverem ocupados com os pacientes.

“Conforto, modernidade e inovação aplicados em um ambiente inspirador, integrando design de interiores e iluminação. O resultado é um misto de bem-estar e funcionalidade”, finaliza Pincerati.

Veja outros projetos do Pitá na Galeria da Arquitetura:

Cubo

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2017
  • Área construída: 365 m²
Veja outros projetos relacionados