Com a mesma linha projetual das duas outras unidades da rede – a matriz de Pinheiros e a unidade nos Jardins, em São Paulo –, o restaurante Le Jazz Iguatemi tem alma de um clássico bistrô francês, com todas as suas referências estéticas.
Segundo Fabio Bruschini, proprietário do escritório Bruschini Arquitetura e responsável pelo projeto arquitetônico do estabelecimento, a casa do Shopping Iguatemi, também na capital paulista, precisava seguir a proposta da rede, mas poderia se diferenciar em termos de acabamentos e revestimentos.
“O espaço era uma pouco ‘justo’ para atender ao programa arquitetônico e principalmente à área técnica. Trabalhamos no limite, e o mezanino existente, que não podia ser removido, foi usado para suprir essa falta de espaço”, conta.
Uma das etapas mais importantes do projeto do Le Jazz Iguatemi foi definir o piso a ser usado, pois ele deveria ser multicolorido como o de seus antecessores. Para tanto, foi escolhido o ladrilho hidráulico sextavado, que possui uma variedade de desenhos.
As paredes foram revestidas com painéis paginados de madeira cumaru e, por cima deles, espelhos e pôsteres de grandes músicos do jazz caracterizam a marca do restaurante na decoração.
Com bordas de cumaru e placas acústicas, o forro é uma paginação que deixa o ambiente mais agradável
Para conforto dos clientes, os sofás foram dispostos com um módulo central que cobre toda a extensão do salão, deixando o layout bonito e funcional, dirigindo amplamente o fluxo dos garçons. “O projeto de interiores traduziu perfeitamente a identidade do Le Jazz, sua comida e atmosfera boêmia, complementou o arquiteto.
A relação entre bar, salão e terraço ficou funcional e esteticamente agradável no Le Jazz Iguatemi. O bar é amplo e fica de frente para todo o salão, setorizado por um grande sofá aconchegante. O terraço, por sua vez, se integra a tudo isso através de caixilhos de vidro. “Os caixilhos de madeira e de vidro foram escolhidos por seu desempenho técnico e estético”, completou Bruschini.
O estilo parisiense clássico recebeu um toque sustentável, simples e funcional. Para reduzir os custos com energia, foram implantadas lâmpadas de LED, pendentes e arandelas decorativas, garimpadas na França, bem como um sistema de automação pelo restaurante.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados