Logo Construmarket
Banner

Laboratórios UFScar

Laboratórios UFScar
O projeto Laboratórios UFScar integra, em um único edifício, a complexidade de oito laboratórios de ponta na área de pesquisa de novos materiais e combustíveis limpos da Universidade Federal de São Carlos. Imagens: Leonardo Finotti
Laboratórios UFScar
Laboratórios UFScar
Laboratórios UFScar
Laboratórios UFScar
Laboratórios UFScar
Laboratórios UFScar
Laboratórios UFScar
Laboratórios UFScar
Laboratórios UFScar
Laboratórios UFScar

Arquitetura aliada à ciência

Texto: Nuri Farias

Assinado pelo escritório Vigliecca & Associados, o projeto arquitetônico do Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) integra, em apenas um edifício, a complexidade de oito laboratórios de ponta desta importante instituição de ensino.

Inaugurado em 2015, o projeto, também conhecido por Laboratórios UFSCar, está localizado na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, e dispõe de uma área de 3.600 m².

Com ambiente interno naturalmente fresco e iluminado, o empreendimento é o primeiro da instituição e um dos pioneiros no país a nascer com instalações específicas e estruturas adequadas ao trabalho de pesquisadores e conta ainda com recursos sustentáveis capazes de proporcionar bem-estar e economia.

Atmosfera agradável

Os brises no teto dos pátios, com a inclinação adequada, contribuem para o controle da incidência de luz e de calor nos ambientes internos do edifício Foto: Leonardo Finotti

Com estrutura metálica predominante, os Laboratórios UFSCar abrigam os principais ambientes no térreo, dentro de um sistema de modulação e padronização dos elementos construtivos. Os oito pavilhões de laboratórios são unidos por um eixo central e separados entre si por pátios bioclimáticos, cuja função é criar uma atmosfera agradável, garantindo iluminação e ventilação natural.

Os exaustores eólicos instalados na cobertura do corredor central dos laboratórios são responsáveis pela saída do ar que entra pelas janelas dos pátios do edifício. Para ajudar no controle da incidência de luz e de calor nos ambientes internos, foram utilizados brises-soleis.

O espelho d´água na entrada principal ajuda na beleza do ambiente externo, mas também foi criado com o propósito de complementar, tecnicamente, as ações sustentáveis, funcionando também como reservatório para água de reuso.

Preparado para futuras expansões

As áreas técnicas, assim como as áreas para armazenamento de insumos, estão dimensionadas para atender futuras expansões. O bloco adjacente aos oito laboratórios abriga as áreas de usos compartilháveis por todos os usuários do conjunto, como recepção, hall de exposições, auditório com capacidade para 130 lugares e setor administrativo. O local também é capaz de abrigar eventos, já que conta com toda a infraestrutura necessária.

O projeto trabalha com um sistema de compartimentação interna modulável, que permite a expansão ou redução de ambientes internos por meio de divisórias removíveis. Tudo para que seja possível a acompanhar a dinâmica de mudanças constantes, característica da área de pesquisas, e evitar acréscimos aleatórios.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2006
  • Conclusão da obra: 2015
  • Área do terreno: 21.160 m²
  • Área construída: 3.593 m²

Ficha Técnica

Fornecedores desta obra

Veja outros projetos relacionados