Depois de 32 anos atuando no mesmo endereço, o salão de beleza do renomado cabeleireiro Jassa ganhou nova localização, no bairro Jardim Paulista, em São Paulo. Para planejar o espaço – 380 m² de área construída – e manter o alto padrão, a arquiteta Sabrine Santos privilegiou o bem-estar dos clientes. Para isso, apostou em uma arquitetura com linguagem contemporânea e decoração sem exageros. A pedido de Jassa, projetou ambientes bem delimitados e espaçosos, o que colaborou para a boa circulação, dividindo-os em três andares.
O andar térreo é constituído pela recepção, uma vitrine, sala de espera, sala de gerência, toilet, sala de estética facial, duas áreas de podologia, vestiário masculino, acesso à área de serviço com cozinha e o salão masculino – dedicado exclusivamente ao principal público, oferecendo um atendimento isolado. O primeiro andar possui um salão unissex, toilet masculino e feminino, vestiário feminino, sala de Como existem muitas árvores na região, o uso do vidro fez a integração do local com o meio ambiente, trazendo a natureza para o interior do salãoSabrine Santos estética corporal e uma varanda com teto de vidro retrátil automatizado, que abriga uma área do salão com necessidade de ventilação natural. Na cobertura, Sabrine Santos projetou um terraço como área social, que conta com claraboias instaladas, permitindo a visualização do andar abaixo.
Para criar um projeto sofisticado e diferenciado sem perder o aconchego a arquiteta optou por materiais nobres como madeira de demolição na porta principal, que tem desenho exclusivo, e acompanha o revestimento de porcelanato que reproduz madeira na fachada. Os salões receberam piso em assoalho de madeira cumaru; os banheiros, bancada personalizada esculpida em travertino romano bruto. A marcenaria, por sua vez, é em MDF folheada em madeira na cor catuaba.
O desafio, segundo Sabrine, foi adequar o perímetro do imóvel tombado às solicitações do salão, por isso a elaboração de uma circulação bem definida foi essencial para adequar o projeto às necessidades do dia a dia. A escada principal, que liga o térreo ao primeiro andar, apresenta um desenho inusitado com iluminação por fita de LED no vão criado entre o piso e o rodapé. Os lances da escada envolvem a caixa do elevador, que tem portas de vidro. Como medida sustentável, além da escada, o piso de entrada, a fachada e grande parte da marcenaria são iluminados com fitas de LED. Para os demais ambientes, a iluminação foi instalada no gesso, em sanca. Os painéis de atendimento, que são de espelhos recortados, possuem colunas laterais de madeira com detalhe em vidro leitoso de interior iluminado por lâmpadas tubulares amarelas, que deixam o projeto ainda mais aconchegante.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados