Circulação bem definida, transparência e claridade nos ambientes. A premissa evidente levou a equipe do escritório A8 Arquitetura a esses resultados ao reformar os 125 m² destinados a um escritório de comunicação.
O projeto foi baseado na própria natureza das atividades desenvolvidas pela empresa: numa agência de mídia, o relacionamento entre funcionários deve ser constante, já que o trabalho é sempre coletivo. “As definições de espaço se basearam na própria relação de escala das funções. A diretoria tem estreita relação com o staff e isso permitiu que as salas fossem transparentes, para que a comunicação entre os setores fosse facilitada”, explica o arquiteto Thiago Giusti, um dos membros do A8.
As divisórias em vidro transparente 10mm conciliam-se com a proposta. Além da amplitude que proporcionaram ao ambiente, privilegiam a ordem e o dinamismo no trabalho.
O projeto teve como preocupação o máximo aproveitamento da insolação. “Como o escritório tem caixilharia em toda sua longitude, foi através dela que as instalações foram moduladas. Assim, os ambientes se beneficiam da total entrada de luz natural”, conta Giusti. Com isso, houve ganho na iluminação natural e redução na energia e no condicionamento de ar, o que responde a outra demanda estipulada: economia de recursos na utilização de longo prazo.
A circulação é funcional, com elementos grandes e direcionáveis de vidro ou marcenaria. Portas de correr em MDF laqueado criam condições para momentos de reserva. As estações de trabalho da equipe também formam anteparos e uma divisão sutil.
E não é porque a transparência impera que se perde totalmente a privacidade, por aqui. Um projeto acurado deu às salas da diretoria e de reunião um eficiente tratamento acústico, conferindo privacidade e sigilo.
Escritório
Termos mais buscados