Logo Construmarket
Banner

Ilha Santo André

Ilha Santo André
Composta por nove chalés, a residência Ilha Santo André, ao Sul da Bahia, é cercada de natureza abundante. Imagens: Claudiomar Gonçalves
Ilha Santo André
Ilha Santo André
Ilha Santo André
Ilha Santo André
Ilha Santo André
Ilha Santo André
Ilha Santo André
Ilha Santo André
Ilha Santo André
Ilha Santo André
Ilha Santo André

Unida à paisagem

Texto: Nuri Farias

Arquitetada pelo escritório Ivan Smarcevscki Arquitetos Associados, a residência Ilha Santo André está localizada em uma pequena ilha no município de Santa Cruz de Cabrália, ao sul da Bahia. Um dos diferenciais da propriedade é que ela é composta por nove chalés com estrutura de madeira e cobertura em madeira piaçava, fundindo-se harmoniosamente com a natureza do seu entorno.

Ao todo, o terreno tem 22.000 m² de área, mas a parte construída corresponde a 1.740 m².

Disposição das áreas sociais e íntimas

O quiosque central acomoda as áreas de lazer e social, com piscina, bar, hidromassagem, espaço para as refeições e um amplo deck.

Além deste, seis chalés estão direcionados para o setor íntimo, com área de 64 m² cada. Um oitavo chalé abriga a academia, e o último é destinado a serviços em geral.

“A residência Ilha Santo André foi concebida a partir de uma área social com piscina integrada, ao redor da qual espalham-se os quiosques que alojam os proprietários, seus filhos e hóspedes”, expõe o arquiteto Ivan Smarcevscki.

Segundo o profissional, um dos requisitos dos clientes era a criação de uma casa prática, integrada à natureza, que desse destaque para as áreas de lazer. “O setor íntimo deveria estar próximo, mas não completamente interligado, preservando a privacidade de todos ali hospedados”, completa.

Estrutura

As construções da Ilha Santo André são divididas em dois pavimentos – térreo e mezanino –, que possuem cobertura em madeira piaçava com estrutura em eucalipto. Com as esquadrias e os domus em vidro laminado, cria-se uma conexão do interior com o exterior e permite-se a passagem de luz natural durante o dia.

Há também algumas edificações térreas, que seguem o mesmo estilo das centrais. As circulações entre os chalés são feitas em piso intertravado.

Materiais naturais

Os materiais foram escolhidos buscando evitar qualquer tipo de alteração no ambiente natural e obter o máximo de sintonia com a natureza local. “A arquitetura seguiu um estilo 'balinês', com uso de muita madeira, eucalipto de reflorestamento, vidro e piaçava, resultando na integração completa e perfeita com o coqueiral, o manguezal e o mar”, menciona Smarcevscki.

O projeto de paisagismo se aproveitou da vegetação nativa e própria do local para compor o cenário da Ilha Santo André. Discreta e aconchegante, a iluminação apenas complementa o projeto, sem tirar o foco do que ele tem de mais valioso, a natureza.

O grande terreno ainda conta com uma quadra de tênis, um píer de atracação, deck de apoio à beira mar, pista de cooper que contorna toda a extensão da propriedade e sua própria subestação, para transformar e distribuir energia elétrica para a residência.

Escritório

  • Local: BA, Brasil
  • Início do projeto: 2010
  • Conclusão da obra: 2013
  • Área do terreno: 22.000 m²
  • Área construída: 1.740 m²

Ficha Técnica

Fornecedores desta obra

Veja outros projetos relacionados