Logo Construmarket
Banner

House on an Island

House on an Island
A House on an Island está à frente da ilha Skåtøy, que fica ao sul da Noruega. Os arquitetos buscaram orientar todos os ambientes para a belíssima paisagem ao redor. Imagens: Ivar Kvaal
House on an Island
House on an Island
House on an Island
House on an Island
House on an Island
House on an Island
House on an Island
House on an Island
House on an Island
House on an Island
House on an Island
House on an Island
House on an Island
House on an Island

Refúgio entre rochas

Texto: Vitória Oliveira

Situada na ilha Skåtøy, que fica na costa sul da Noruega, a morada de apenas 70 m² foi construída pelo escritório de arquitetura Atelier Oslo. O pedido principal dos moradores – um casal de artistas – foi a construção de uma residência para contemplação da extraordinária paisagem.

O projeto foi construído no alto de rochas suaves com declive em direção ao mar da Noruega. A entrada foge do habitual: ela acontece pela parte posterior. “Você entra pela parte de trás da casa, caminhando ao longo de uma pequena colina”, explica o arquiteto Nils Ole.

Uma escada de concreto fixada sobre as rochas leva para a fachada principal da House on an Island. Essa sequência de transição, do interior para o exterior, conecta os moradores à ilha.

Topografia

A topografia do terreno foi estudada para trazer a rusticidade das rochas para os ambientes, como se vê no piso e estruturas internas que são de concreto aparente. Os pisos em diferentes níveis se conectam à superfície original do terreno, integrando os ambientes e criando uma variedade de espaços ao ar livre.

Da varanda é possível contemplar a belíssima vista da ilha Foto: Ivar Kvaal

Transparência

O cenário externo faz parte da arquitetura. A casa é completamente envidraçada e sustentada por estruturas de madeira, afinal, o objetivo era alcançar a transparência e a total integração dos moradores com a natureza.

Uma estrutura leve de madeira cobre a casa e, ainda, filtra a luz solar direta. Além disso, sua profundidade cria um jogo de sombras ao longo do dia. Com atmosfera calma, a sensação é de estar debaixo de uma árvore.

Um pequeno anexo delimita o espaço para o edifício vizinho. Além disso, a área recebeu uma cobertura de madeira para que seus proprietários pudessem ter um momento de lazer contemplando a natureza. Toda a madeira exterior é kebony, sendo especialmente tratada termicamente e não requer manutenção.

Os arquitetos aproveitaram o concreto aparente para construir o mobiliário, como a bancada da cozinha, a estrutura do sofá e a lareira.

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

Orum Residence, por SPF: architects

Canal House, por studio mk27

Casa em Messines, por Vítor Vilhena Arquitectura

Escritório

  • Local: OS, Noruega
  • Conclusão da obra: 2018
  • Área do terreno: 700 m²
  • Área construída: 70 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados