Logo Construmarket
Banner

Hospital Baía Sul

Hospital Baía Sul
Ao utilizar elementos coloridos com formatos diferenciados e acabamentos não convencionais em hospital, o projeto prioriza o conforto e bem-estar do paciente. Imagens: Guilherme Mendonça Simon
Hospital Baía Sul
Hospital Baía Sul
Hospital Baía Sul
Hospital Baía Sul
Hospital Baía Sul
Hospital Baía Sul
Hospital Baía Sul
Hospital Baía Sul
Hospital Baía Sul
Hospital Baía Sul
Hospital Baía Sul
Hospital Baía Sul
Hospital Baía Sul
Hospital Baía Sul

Quebra de paradigmas

Texto: Ian Vieira

A escolha de materiais arquitetônicos que destoam daqueles tradicionalmente empregados em ambientes hospitalares torna-se o elemento principal deste projeto. Ao mesmo tempo, trata-se de um programa adaptado ao prédio existente com peculiaridades marcantes do início dos anos 2000 para edificações da natureza Medical Center.

“Inserimos novas tecnologias que não perderam a relação com o que preconiza a Vigilância Sanitária. Apostamos em cores, desenhos e acabamentos que fogem ao convencionalmente utilizado nos hospitais. Pensamos na proximidade com soluções tão exploradas na hotelaria e que proporcionam conforto e bem-estar. O espaço físico atua como componente da recuperação do paciente e as suas soluções influenciam diretamente o paciente, o corpo clínico e o funcional”, explica a arquiteta Márcia Zancanaro.

Daí a especificação de pisos com formatos não lineares e tonalidades diversificadas; o proveito de espaços formados por mobiliário convidativo e estrategicamente bem composto; e o uso adequado de esquadrias de vidro que permitem a entrada de luz e ventilação natural em muitas áreas do hospital.

“Para as áreas de UTI e Centro Cirúrgico, bem como a dos pavimentos, buscamos a relação com a área exterior que foi valorizada a partir de terraços com jardins verticais que permitem a vista privilegiada da baía sul de Florianópolis”, complementa.

Adequação com hospital em plena atividade

Para a ampliação do Hospital Baía Sul (HBS), a proposição foi de uma nova linguagem, aliada a materiais diferenciados como aço, drywall e steel frame. A nova edificação integra-se ao complexo de saúde em funcionamento há cinco anos. Uma expansão que resulta em nove salas cirúrgicas de média e alta complexidade e 95 leitos – 15 deles de UTI.

“As estruturas metálicas, por exemplo, foram fundamentais à medida que agilizaram a obra com peças estruturais que chegaram prontas e projetadas com medidas adequadas para o transporte e montagem. Já as lajes que conformaram os novos pavimentos tiveram execução em steel deck com dimensões que facilitaram a compatibilização com as áreas existentes, atendendo as solicitações da Prefeitura no que se refere à altura dos andares e instalações de infraestrutura”, conta.

Zancanaro também destaca as paredes internas em drywall que reduziram a sobrecarga e permitiram mais flexibilidade para alterações de layout.

Escritório

  • Local: SC, Brasil
  • Início do projeto: 2008
  • Conclusão da obra: 2010
  • Área do terreno: 21.368 m²
  • Área construída: 6.000 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados