Ao conceber o projeto arquitetônico do edifício residencial Horizon, em Campinas (SP), os arquitetos do escritório S-HM Arquitetura levaram em conta uma importante solicitação dos idealizadores do empreendimento: criar um club house voltado para famílias, com amplo lazer e belas vistas da cidade.
Ocupando uma área construída de 17.000 m², o projeto é formado por quatro torres, todas implantadas de forma racionalizada com vistas a garantir insolação aos apartamentos.
“Os proprietários desfrutam de opções variadas de lazer dentro seu próprio condomínio”, conta Roberta Homem de Mello, arquiteta.
Com linhas retas e cores neutras, o Horizon tem conceito moderno e fachadas que já se fazem conhecidas na cidade. Vigas alternadas nas varandas conferem identidade ao projeto. Além disso, as varandas funcionam como uma área de lazer particular para os moradores, por meio das quais recebem iluminação e ventilação natural.
Em conjunto com materiais predominantes da construção, como alumínio, tijolo e concreto, os arquitetos aplicaram na fachada cerâmica de tijolinho e pintura texturizada com cores neutras. Essas escolhas tornaram o projeto discreto, mas ao mesmo tempo exuberante.
O paisagismo foi desenvolvido por Marcelo Novaes, arquiteto e paisagista do escritório Marcelo Novaes Arquitetura Paisagística. Seu trabalho nas áreas externas do Horizon levou mais vida aos espaços, favorecendo o lazer, a convivência e a contemplação.
O layout dos apartamentos foi trabalhado de modo que as plantas e acabamentos pudessem ser modificados pelos proprietários a partir de suas necessidades e estilo de vida.
O projeto luminotécnico se preocupou tanto com a qualidade estética dos ambientes quanto com a eficiência energética. Como resultado, o Horizon recebeu o Selo Aqua de certificação de sustentabilidade.
Escritório
Termos mais buscados