O escritório alemão GRAFT idealizou o Holistic Living, projeto que compreende uma residência unifamiliar, com 232 m² de área construída, e duas casas geminadas, com 165 m² cada uma.
As três construções são vizinhas em um terreno localizado na cidade de Berlim (Alemanha) e têm como proposta relacionar arquitetura moderna, inovação construtiva, e sobretudo, tecnologias sustentáveis ligadas à mobilidade urbana.
Consideradas casas inteligentes, as edificações seguem preceitos ambientalmente corretos. Os materiais escolhidos foram verificados ao longo do seu respectivo ciclo de vida, para garantir que fossem naturais e, principalmente recicláveis.
Um dos destaques do Holistic Living é, justamente, o revestimento das paredes e dos tetos, que é feito de barro e madeira. Além de criar uma atmosfera autêntica através desses recursos naturais, as casas possuem uma tecnologia que pode ser chamada de state-of-the-art, ou seja, de última geração. Isso porque as construções são capazes de gerar um excedente de energia elétrica, a ser utilizada no carregamento da bateria de um carro, por exemplo.
No mais, cada prédio é envolvido por vidros triplos, que funcionam como um isolante térmico. Os projetos arquitetônicos ainda dispõem de um sistema de piso aquecido, bem como de ventilação mecânica, que recupera o calor acumulado e é controlada remotamente pelos moradores. Outro componente sustentável é o sistema fotovoltaico situado nos telhados, que armazena energia solar durante o dia, transformando-a em eletricidade.
Por meio da utilização de energias renováveis, o Holistic Living cumpre as exigências de qualidade Plus Energy House, estipuladas pelo governo alemão.
Além da tecnologia inovadora e da utilização de materiais conhecidos como eco-friendly (amigáveis ao meio ambiente), o método de construção adotado para o projeto das casas garante elevados padrões arquitetônicos, como plantas flexíveis, vistas panorâmicas nos pisos superiores e grandes áreas sociais distribuídas no térreo.
Escritório
Termos mais buscados