Logo Construmarket
Banner

GT HOUSE

GT HOUSE
Concebida pelo Studio Guilherme Torres para o próprio Gui Torres, a GT House é o projeto da morada do arquiteto, que fica ao lado do estúdio onde ele trabalha, em São Paulo. Imagens: MCA Studio
GT HOUSE
GT HOUSE
GT HOUSE
GT HOUSE
GT HOUSE
GT HOUSE
GT HOUSE
GT HOUSE
GT HOUSE
GT HOUSE
GT HOUSE
GT HOUSE
GT HOUSE
GT HOUSE

Morada histórica

Texto: Naíza Ximenes

Concebida pelo Studio Guilherme Torres para o próprio Gui Torres, a GT House é o projeto da morada do arquiteto, que fica ao lado do estúdio onde ele trabalha. Localizada no bairro dos Jardins, em São Paulo, o edifício é uma preciosidade histórica: outrora habitado pelo escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret, a estrutura data dos anos 1940.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

Ninguém havia habitado o espaço desde a morte do escultor. Durante décadas, o espaço foi o endereço da Fundação Victor Brecheret, e, posteriormente, do acervo de obras do criador do Monumento das Bandeiras — um ambiente sem adaptações para moradia por um longo período.

O arquiteto Gui Torres conta que a casa em si, com seus 130 metros quadrados de área construída, é “muito tradicional”. “É como se fosse uma casa de vila, com dois quartos. (...) Além disso, tinha janelas e esquadrias feitas pelo Rino Levi, as quais removi. Elas tinham 1,95 metro, então, para mim, eram muito pequenas, muito baixinhas”, ele diz.

Homenagem arquitetônica

Posicionada de forma que a luz solar só entre diretamente através da face sul, a casa tem um “ar de caverna” — um dos pontos fortes da morada, segundo Torres. Foi pensando nisso, também, que o arquiteto investiu em uma reforma que alterasse poucos pontos do projeto original, preservando a estrutura do imóvel.

A primeira alteração foi na fachada, que ganhou revestimento de blocos de cimento para refletir a linguagem contemporânea do arquiteto. Depois de alguns anos aproveitando a frieza do cinza, Torres apostou no marrom com pedras e palha para as paredes externas, que harmonizam com o portão vermelho.

foto da fachada da Casa Gui Torres, projetada por Gui Torres, com paredes de bloco cimentício, piso de pedregulhos e uma entrada de muxarabi de madeira. Há um neon pendurado no topo da parede que diz Land of the free, home of the brave <span height= A fachada ganhou uma obra icônica de Pinky Wainer, que diz “Land of the Free, Home of the Brave”. Em português, “Terra dos livres, lar dos corajosos”


Já no interior, a reforma foi voltada para a criação de pontos básicos. Um banheiro foi dividido em dois; anexo e edícula foram unidos à estrutura principal; e o primeiro pavimento foi unificado para também permitir a entrada de luz de um ponto superior. Onde ficava a edícula, o arquiteto posicionou a nova cozinha da casa, com um grande jardim com jabuticabeiras e bastante verde.

No pavimento superior, Gui optou por manter o layout tradicional de dois quartos e utilizar o design de interiores para adaptar o espaço. A aposta foi em elementos contemporâneos com detalhes históricos, refletindo a personalidade e a criatividade de seu morador.

A estratégia permitiu que o arquiteto pudesse usufruir de grandes obras para compor a identidade do ambiente. Algumas delas, por exemplo, são da artista plástica Pinky Wainer e marcam o design da GT House, como os neons vermelhos e o coração em lambe lambe.

A casa também ganhou muxarabi de madeira no forro em mais de um ambiente, uma marca registrada do arquiteto que cria um jogo de luz e sombra no imóvel.

“Volta e meia, começa a chover”, conta o arquiteto. “Vai entrar água em algum lugar, porque como ela tem seus 80 anos, a patologia dela é muito estranha. (...) Cada vez vai ter uma coisa diferente. Uma porta que não abriu, hoje abre fácil demais. A outra está emperrada. Esse tipo de coisa acaba me divertindo, sabe? (...) Eu poderia arrumar, poderia mostrar, mas deixa ali, é bom”, conclui.

Confira outros projetos de Studio Guilherme Torres:

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2022
  • Conclusão da obra: 2022
  • Área do terreno: 130 m²
  • Área construída: 130 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados