Logo Construmarket
Banner

GM Tork Brasília

GM Tork Brasília
Com traços brutos em aço, edifício que abriga a concessionária de veículos chama a atenção por sua fachada e estrutura originais. Imagens: Jomar Bragança
GM Tork Brasília
GM Tork Brasília
GM Tork Brasília
GM Tork Brasília
GM Tork Brasília
GM Tork Brasília
GM Tork Brasília
GM Tork Brasília
GM Tork Brasília
GM Tork Brasília
GM Tork Brasília
GM Tork Brasília

Originalidade futurista

Texto: Marina Cabral

A Tork de Brasília – concessionária de veículos GM General Motors – está localizada próxima ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Seu projeto foi idealizado pelo escritório Farkasvölgyi Arquitetura visando a adaptação da loja em um terreno triangular. O maior lado desse triângulo é voltado para a avenida e abriga toda a vitrine do showroom. O fechamento com amplos panos de vidro favorece o desenho, vencendo quase toda a frente e ajudando a nortear a magnitude do edifício. “O conceito era aplicar linhas modernas e futuristas”, ressalta o arquiteto responsável Bernardo Farkasvölgyi.

A volumetria é definida com os grandes balanços revestidos por alumínio composto executados em estrutura metálica. “Em planos e ângulos distintos, os balanços contam com apoio somente nas extremidades. Intencionalmente, o conceito do projeto revela junto à estrutura metálica o desenho intuitivo que induz a uma ferramenta de torque”, explica. Os escritórios estão localizados no mezanino. O térreo abriga o showroom de veículos, oficina mecânica, recepção de serviços e setor de vendas de carros, peças e acessórios. “Já o subsolo abriga o depósito de peças, estacionamento, pátio e pulmão de veículo, e a área para funcionários”, destaca o arquiteto.

Materiais e soluções

O sistema de vidros duplos, forros e painéis com isolante evitou o desconforto com ruídos. “Também instalamos uma cobertura revestida por telha metálica trapezoidal com proteção termoacústica de poliuretano expandido”, explica. No interior do edifício, as estruturas e instalações ficam aparentes, inclusive o ar-condicionado. Bernardo também destaca o ambiente interno neutro. “A ausência da cor, focando na neutralidade do branco, busca valorizar ainda mais os veículos em exposição”, conclui.

 

Escritório

  • Local: DF, Brasil
  • Início do projeto: 2007
  • Conclusão da obra: 2008
  • Área do terreno: 4.906 m²
  • Área construída: 6.572 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados