Desenvolvido por The K.O.T Project Architects, o Fun-ctional box é um apartamento dúplex onde mora um conhecido designer de moda de Israel. O projeto, localizado na cidade de Tel Aviv, propõe uma mescla entre a estética dos anos 1950 e 1970 com traços de um design contemporâneo.
Ao encomendar a reforma ao escritório de arquitetura, o cliente pediu ambientes amplos e funcionais, além de espaços para armazenamento. Para entregar um projeto de valor, os arquitetos investigaram o estilo de vida do cliente, o uso que ele faria do imóvel, atividades de lazer, entre outros.
Originalmente o apartamento contava com dois quartos, uma sala de estar e uma cozinha no primeiro piso, além de uma varanda aberta e um sótão de 10 m² na cobertura. O novo projeto propunha espaços menos compartimentados no andar inferior e um melhor aproveitamento do espaço no andar superior.
A reforma começou pela demolição de todas as paredes de vedação internas a fim de integrar os espaços e valorizar a entrada de luz natural. Manteve-se apenas um pilar de concreto, que tinha função estrutural. Instalações hidráulicas e elétricas e esquadrias de alumínio também foram substituídas. A maior parte dos custos da obra destinou-se a serviços de marcenaria e serralheria.
Os 74m² do primeiro pavimento agora comportam um ambiente mais aberto, com sala de estar, cozinha, mesa de jantar, um banheiro para visitas, além de uma suíte com closet. Na cobertura, a área coberta foi ampliada com uma estrutura leve (steel frame e telhado em alumínio) para abrigar, em 40 m², um longe, uma cozinha, uma pequena mesa para refeições e um quarto de hóspedes com lavabo. A varanda aberta foi mantida, agora com cerca de 24 m² .
Um dos elementos em destaque do apartamento é um armário em forma de "L", que ocupa todo o pé-direito do primeiro pavimento. Esse armário é o coração da residência, é possível vê-lo de cada ponto. Ele ajuda a organizar os ambientes e usos em torno dele: o hall de entrada, o lavabo, a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha e o quarto.
Esse armário pode ser usado para guardar diversos itens – utensílios de cozinha, comida, material de escritório, roupas, sapatos, entre outros. Além disso, também serve como passagem para o ar condicionado, eletricidade e sistemas de iluminação. Ele é feito de madeira e foi construído com placas de bambu natural emoldurado por perfis de alumínio na cor preta no piso e no teto.
Cada item no apartamento foi cuidadosamente escolhido: cadeiras de couro com moldura de ferro produzida nos anos 1970, mesas de vidro, lâmpadas vintage, tapetes tecidos à mão, panela de barro do Tibete, pintura a óleo original de uma coleção privada, entre outros.
A sala de estar foi mobiliada com um sofá cinza e poltronas quadriculadas que trazem cor para o ambiente. Fotos da África selvagem, esculturas e uma variedade de plantas completam a decoração.
Além do armário de madeira, a cozinha tem uma pia feita de mármore na cor preta. Nos banheiros, os revestimentos de cor turquesa em pontos focais ajudam a quebrar a predominância das texturas de madeira e do alumínio preto.
A escada que conecta os pavimentos é em espiral, feita de aço e pintada de preto.
A varanda é usada como um terraço verde, com plantação de ervas orgânicas e plantas ornamentais. Do local é possível ver a paisagem urbana que cerca o projeto.
Na cobertura, os painéis de vidro integram o lounge com a varanda externa e trazem iluminação natural para o ambiente.
Escritório
Termos mais buscados