Ao sul da belíssima ilha de Tenerife, na Espanha, está o complexo hoteleiro Flamingo Club Hotel que foi projetado pelo Zooco Estudio. Com mais de 9.800 m², o extenso terreno apresenta uma topografia marcada por um grande declive – que se mostra da superfície nordeste até sudoeste.
“Um conjunto de construções assimétricas, que se desintegram e se assentam, geram diversos programas com espaços abertos e terraços espaçosos”, explica a equipe do Zooco Estudio.
O escritório realizou uma extensa reforma para ampliar os espaços do hotel. O novo projeto inclui cinco edifícios – com mais de 12.000 m² construídos – totalmente integrados com as piscinas e com a generosa área verde.
A partir de várias intervenções, a equipe buscou exaltar a nova identidade do Hotel Flamingo, pautada pela elegância, bem-estar e exclusividade. E o resultado foi uma série de combinações de acabamentos, mobiliário e elementos decorativos.
No semi-subsolo, está um espaço comercial. O térreo do edifício principal organiza a recepção, o lobby, o restaurante buffet, o bar e as áreas de uso público e alojamento. E no primeiro pavimento há um amplo terraço coberto que dá vista para a paisagem exterior. Em todo o projeto, a fusão de espaços e estilos é perfeita e formam um todo.
Os arquitetos deram prioridade aos materiais locais, como bambu, pedra basalto e vidro, combinados com elementos de cores neutras e alegres.
As fachadas leste e sul exibem suas formas orgânicas. Já a fachada oeste é desenhada com uma geometria mais ortogonal. Uma extensão foi projetada para gerar uma transição entre as fachadas orgânica e ortogonal.
Ao mesmo tempo que tem ornamentos, a fachada segue um conceito neutro. As linhas puras em faixas horizontais com cheios e vazios são materializadas em vidro e pilares de concreto aparente que proporcionam vãos livres, buscando sempre integrar os visitantes à paisagem externa.
Veja outros projetos de Hotéis na Galeria da Arquitetura:
Novo Conceito – Hotéis Ibis, por FGMF Arquitetos
Escritório
Termos mais buscados