A casa da Fazenda Água Comprida, localizada em Minas Gerais, nasceu durante uma reforma para a casa de amigos do arquiteto Eduardo de Almeida. “A ideia era fazer um projeto numa imensidão sem muitos limites, sem muita definição”, comenta o arquiteto.
A paisagem foi caracterizada por ondulações suaves e matas rarefeitas. O principal desafio para o arquiteto foi projetar em equilíbrio com a natureza, de forma que não interferisse na paisagem natural. “A ideia nessa casa foi criar, como se fosse uma pequena vila na paisagem, um pequeno vilarejo. A região ao redor é muito bonita, tendo o privilégio de ter uma vista amplíssima até o rio grande”, relata Eduardo.
Foram utilizados materiais de alvenaria, concreto, estruturas de madeira e ladrilho hidráulico. O vidro foi utilizado de forma mais extensiva, para conferir transparência. “O uso de recursos naturais simples e singelos torna o projeto extremamente sofisticado, simplesmente pela forma dos espaços se articularem, pela relação da paisagem e da luz”, explica.
Escritório
Termos mais buscados