A simplicidade e austeridade do conjunto que configura a Estate Wine Shop são propositais à medida que sua concepção explora um design industrial com o predomínio do aço. Com iluminação sóbria e instalações aparentes, a loja oferece um ambiente descontraído para degustar e expor vinhos.
Embora o lote destinado ao partido seja exíguo, apenas 62 metros, foi possível criar espaços funcionais e integrados com características distintas: exposição de vinhos, degustação e caixa. No pavimento superior, uma escada leva até a área de estoque.
"O grande desafio foi elaborar o projeto dentro do custo definido pelo proprietário. Com a intenção de minimizar o orçamento, tiramos partido dos materiais revelando-os em seu estado bruto. Exemplo disso é o aço do gabião incorporado ao balcão", conta o arquiteto Hermes Romão, do Estúdio MRGB.
Nesse contexto, o profissional explica que "como o elemento principal foi o aço, a equipe buscou informações com fornecedores e técnicos especializados capazes de sanar as dúvidas de aplicação do material diante das especificidades do projeto".
Nesse caso, a versatilidade do aço foi o grande diferencial, uma vez que suas curvas e robustez serviram como prateleira para os vinhos e, também, como peça única da mesa central, além das próprias cadeiras.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados