À beira do mar mediterrâneo na praia de Costa Brava (Espanha) está a Es Garbi, uma residência que foi totalmente revitalizada pelo escritório catalão nook architects. Cravada nas rochas, a morada se conecta com o mar através de um píer.
Os moradores queriam uma casa simples e confortável que permitisse usos independentes, mas que ao mesmo tempo tivesse áreas integradas no seu espaço principal. Para isso, era necessário fazer um ajuste no programa, transformando parte do terraço (localizado no segundo andar) em uma nova sala de estar e adicionando banheiros no segundo e terceiro pisos.
Os arquitetos mexeram em todo a estrutura, restaurando a fachada, os decks e o terraço. O volume em si foi mantido, além da composição tradicional, parte estética e o colorido da fachada, pois são elementos característicos do litoral mediterrâneo.
Grandes portas, janelas e claraboias se abrem na parte frontal da residência, desfazendo os limites entre interior e exterior. Esta conexão permite que os espaços de convivência se unam, transformando o terraço em uma extensão da sala para o exterior.
As aberturas ajudam, inclusive, no conforto térmico, dispensando o uso de ventiladores. Apesar disso, foi adicionado um sistema de aquecimento para os dias mais frios. Do lado de fora, as persianas e a pérgula impedem o excesso de radiação solar dentro da casa, permitindo um clima agradável no verão.
O layout do interior foi modificado, a começar pelas aberturas que permitiram a visão dos moradores para a paisagem, além da entrada de luz natural em todos os ambientes. Há uma escada que liga o mezanino com as áreas comuns, salas e o acesso que vai direto à praia.
Os elementos originais da casa, como piso hidráulico, carpintaria e vigas de madeira, foram recuperados para preservar o caráter tradicional do edifício. Entretanto, eles estabelecem um diálogo com os novos elementos, como a madeira, o concreto, o aço e a cerâmica que, mesmo sendo materiais contemporâneos, mantêm os valores de sobriedade e austeridade da construção original.
O escritório trabalhou com móveis personalizados, que forneceram funcionalidade para as salas, além de serem um recurso eficiente na formação de espaços, ora agindo como divisor ora como integrador de espaços.
O resultado foi um projeto contemporâneo, que respeita a tradição mediterrânea e valoriza as grandes aberturas – fundamentais para o aproveitamento de iluminação natural e da paisagem, que vem direto para dentro da casa.
Escritório
Termos mais buscados