O edifício corporativo Toulon Office Center, localizado na cidade de Campinas, interior de São Paulo, teve seu projeto arquitetônico assinado pelo escritório paulista Roberto Leme Arquitetura. “Nosso objetivo foi construir um edifício com identidade própria, tanto pela linguagem arquitetônica como pela tecnologia empregada”, explica o arquiteto Roberto Leme.
O prédio possui lajes únicas de 400 m² repetidas em 12 pavimentos. O perímetro do pavimento alterna trechos retos e curvos, e a fachada se organiza em torno de uma grande empena vertical. “Lobby, lojas, café no térreo, auditório, estar e terraço na cobertura completam o programa”, comenta o arquiteto.
O Edifício Toulon Office Center conta com fachada ventilada de cerâmica extrudada na cor terracota e vidros laminados low-e de alto desempenho, fixados em esquadria de alumínio com o sistema unitizado.
O projeto foi construído em um terreno de esquina, com considerável aclive. A preocupação era integrar o edifício ao passeio público por meio de lojas e de um café. A esquina definida por um ângulo agudo gerou um canteiro na via pública, o que foi integrado visualmente à área verde do térreo do empreendimento correspondente ao entorno do café.
Os pavimentos são constituídos de laje contínua nervurada, com vigas na mesma altura das nervuras, interligando os pilares. O fechamento do Edifício Toulon Office Center leva em consideração a orientação norte e sul do terreno. Na cobertura da torre, além de um agradável terraço, há também auditório e bar.
“Conceitualmente, o edifício foi concebido com um volume que se apoia em uma grande placa vertical implantada diagonalmente no terreno”, define Leme.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados