No 26 ª andar de um edifício em São Paulo, o Duplex Pinheiros tem uma vista privilegiada da cidade. Os 125 m² do projeto são, sem dúvida, a realização do grande sonho do morador, que acompanhou de perto cada detalhe da execução assinada pelo arquiteto Renan Altera, à frente do Altera Arquitetura.
Com o imóvel na planta original e ainda no contrapiso, a reforma mudou radicalmente o layout dos dois andares. Sabendo do apreço do morador por receber convidados, amplitude e conforto foram prerrogativas para propiciar um living com ares modernos.
A proposta concentra a área social no piso principal e, na parte superior, fica a ala íntima do apartamento. As alterações tiraram de cena um quarto de hóspedes, que subiu para o segundo andar, e o banheiro do térreo, que foi transformado num lindo e funcional lavabo.
A sala de estar expõe um harmonioso gradiente de cinza presente no tapete, sofá, rack, e parede que recebe a TV. Trazendo o aconchego da madeira, quatro peças formam a mesa de centro e recebem uma seleção requintada de artigos decorativos. Na composição, é inegável o charme e o protagonismo que a poltrona com apoio para os pés e revestida em couro caramelo desempenha.
Praticidade é a marca da cozinha gourmet. Com a bancada na cor branca, o cooktop por indução de mesma cor favorece a mimetização. Para acompanhar, quatro banquetas altas permitem que o morador interaja com os convidados sem desviar seu olhar do preparo da refeição. Discreta, a marcenaria embute os eletrodomésticos deixando um visual clean.
A posição da sala de jantar faz com que ela possa ser vista de diversos pontos, destacando toda sua elegância. Em laca branca brilhante, a mesa redonda abraça as seis confortáveis cadeiras estofadas em linho cinza. Já o aparador suspenso compõe o cantinho do bar e é adornado por peças únicas aliadas ao espelho instalado na altura do pé-direito, favorecendo a percepção de amplitude. De tom amendoado, o MDF Noce Monza, além de fazer o plano de fundo do ambiente, se estende como revestimento das paredes e vigas do andar.
De acordo com o arquiteto, foi preciso diminuir a varanda e agregar espaço ao dormitório principal, onde a calmaria da paleta de tons neutros é quebrada pela intensidade do grafite presente na cabeceira estofada e no enxoval. Em frente à cama, o armário com portas espelhadas contribui para a sensação de amplitude.
Logo ao lado, trabalho e lazer foram colocados frente a frente, representados pelo home office na extensão do quarto e a hidromassagem presente na área externa. O escritório do morador é aquele tipo de ambiente que não deixa saudade alguma de ir à empresa. Projetado como uma extensão do dormitório, seu panorama começa a ser demarcado pelo tapete em desenho geométrico, em uma mescla que transita entre o grafite e nuances mais claras do cinza.
A estação foi executada com um projeto exclusivo de marcenaria: a mesa ampla tem espaço para receber, sem aperto, o computador e o monitor extra. Na parte superior, as prateleiras expõem coleções de livro e elementos decorativos de seu acervo pessoal.
Na varanda, o Altera apostou em um deck de madeira para o acesso da hidromassagem. Já o painel verde foi assinado pelo paisagista Luiz Carlos Orsini, que é um grande amigo do morador.
O pavimento ainda abriga o quarto de hóspedes, onde a luz natural se integra com os tons leves e o amadeirado especificado para o projeto. A cama, o colorido dos quadros e os tons quentes do tapete se juntam à mesinha com cadeiras altas.
Escritório
Termos mais buscados