Logo Construmarket
Banner

Chalé Campos do Jordão

Chalé Campos do Jordão
Um antigo chalé de Campos do Jordão foi totalmente repaginado pelo escritório Korman Arquitetos, ganhando novos cômodos e uma área de lazer completa para receber a família. Imagens: Gui Morelli
Chalé Campos do Jordão
Chalé Campos do Jordão
Chalé Campos do Jordão
Chalé Campos do Jordão
Chalé Campos do Jordão
Chalé Campos do Jordão
Chalé Campos do Jordão
Chalé Campos do Jordão
Chalé Campos do Jordão
Chalé Campos do Jordão
Chalé Campos do Jordão
Chalé Campos do Jordão
Chalé Campos do Jordão
Chalé Campos do Jordão

Reforma na montanha


Texto: Nathalia Lopes

Ponto de encontro da família na charmosa cidade serrana de Campos do Jordão (SP), este chalé foi reformado pelos arquitetos do Korman Arquitetos. Segundo Ieda Korman – que divide a autoria do projeto com Silvio e Carina Korman –, o desejo da proprietária era que a casa mantivesse o estilo alpino e seus ares de ‘casa dos sonhos’.

A morada foi reformada para atender a um novo programa familiar, já que as filhas dos clientes se casaram e formaram suas respectivas famílias. A partir daí, foi necessária a ampliação de 90 m² para 150 m².

“Mesclamos dois sistemas construtivos: pré-fabricado e alvenaria. A obra consistiu na reforma completa do imóvel, não utilizado por muitos anos e que apresentava o piso superior bastante danificado, telhado empenado e as esquadrias deterioradas”, conta Ieda.

Mudança da planta

A planta do Chalé Campos do Jordão foi totalmente remodelada. Antes, contava com dois pavimentos, que dispunham de dois dormitórios com um banheiro, uma área de refeições e uma minicozinha. Após a reestruturação, os 150 m² deram lugar a oito cômodos: três dormitórios (sendo duas suítes e um quarto das crianças que é unido a uma brinquedoteca), sala de estar integrada à minicozinha e dois banheiros

A decoração francesa é presente em todos os ambientes internos Foto: Gui Morelli

A área de lazer foi acoplada ao chalé no piso inferior, onde anteriormente só havia a estrutura da antiga casa. Assim, foi criada uma área para hidromassagem, fitness, sauna, banho e descanso. Todo esse perímetro é envidraçado, tornando-se um local de contemplação do jardim externo e da paisagem natural. Por falar nela, a flora nativa foi preservada e complementada com plantas ornamentais em zonas delimitadas, dando um toque campestre sem agredir a mata existente.

Design e iluminação

“Buscamos atender às necessidades da família sem deixar de lado o design”, comenta Ieda. Nos quartos, como o pé-direito é muito baixo, optou-se por lustres de antiquário em cristal, usados nas laterais das camas como abajures, criando uma atmosfera intimista e iluminando satisfatoriamente o ambiente.

Na sala de jantar com pé-direito duplo, há um lustre maior que ilumina toda a área. Já na sala de estar com forro em gesso, a utilização de spots foi possível. Nos quartos, sala de TV e sala de ginástica, foram usados microspots.

As reformas estruturais foram bem pontuais, como a caixilharia frontal trocada por metal e vidro, mudança das telhas de barro vermelha por ecológicas plásticas e as madeiras antes escuras agora são brancas, com detalhes em X em preto, mudando totalmente o visual de uma casa pré-fabricada.

Por fim, toda a decoração é baseada em tecidos em estilo francês e o mobiliário demonstra o gosto eclético dos moradores.

Veja outros projetos relacionados