Logo Construmarket
Banner

Casa West Side

Casa West Side
Residência de formato em ‘L’ integra ambientes internos à área de lazer. Imagens: Ronald Pimentel
Casa West Side
Casa West Side
Casa West Side
Casa West Side
Casa West Side
Casa West Side
Casa West Side
Casa West Side
Casa West Side
Casa West Side
Casa West Side

Integração e lazer

Texto: Marina Cabral

Idealizado pelo escritório Zanon & Machado Arquitetos Associados, o projeto priorizou a insolação para os espaços de convívio e o aproveitamento da topografia natural do terreno triangular, que possui frente com dimensão reduzida. Um de seus diferenciais é a parede suspensa em aço corten, que marca presença logo no primeiro plano da fachada principal. “Destaco a composição formal do núcleo da residência – em alvenaria e concreto. É uma estrutura simples e convencional que ressalta a estrutura da garagem e cria um grande vão que se sobrepõe em primeiro plano, valorizado pela honestidade do fechamento em aço corten”, explica a arquiteta responsável Elaine Zanon. Os grandes vãos permitem entrada de luz e ventilação natural em toda a casa.

Programa

Construída em volumes retangulares e formato em ‘L’ a casa West Side integra ambientes externos e internos, fazendo com que a área de lazer faça parte dos cômodos sociais.

Visando atender uma família moderna, o projeto destaca todas as partes da casa. O hall com pé-direito duplo e os cômodos amplos setorizam a residência de maneira harmoniosa. A cozinha, ligada à sala de jantar com portas de correr, as áreas íntimas e o espaço gourmet se unem à área externa de lazer. “O atrativo da residência é a integração dos espaços interno e externo junto ao convívio familiar, a partir da planta em L, que dispõe a área externa – jardim e piscina – no centro do terreno”, ressalta. As quatro suítes e o escritório ficam instalados no andar superior.

Materiais utilizados

Além da parede suspensa em aço corten, que contrasta com a parede ao fundo revestida em pedra basalto vulcano, outros materiais aparecem em evidência. O pavimento superior recebe brises-soleils que atenuam a incidência dos raios solares e garantem projeções sombreadas. A cozinha – com vidros instalados até o chão – é o ambiente que mais recebe claridade.

Partindo dos tons escolhidos na área externa, cores acinzentadas foram escolhidas para o projeto de interiores. “A volumetria da residência, demarcada pelas formas lineares e pelo jogo de cores, pode ser notada também nas áreas internas”, conclui a arquiteta.

 

Escritório

  • Local: PR, Brasil
  • Início do projeto: 2010
  • Conclusão da obra: 2013
  • Área do terreno: 1.198 m²
  • Área construída: 567 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados