Localizado em um condomínio fechado na cidade de Botucatu, o projeto da Casa Spazio Verde foi desenvolvido em 2013 pelo escritório Heloisa Losi Arquitetura com o objetivo de construir um espaço para uma família que gosta de receber os amigos e familiares.
A paleta em tons claros e o estilo de arquitetura neoclássica, combinado a um décor clássico com toques contemporâneos, nortearam a criação da residência.
Detalhes característicos do estilo predominante embelezam e fortificam o conceito do design do projeto Heloisa LosiO partido arquitetônico foi o responsável por definir o formato da residência, deixando ambientes quadrados com detalhes arredondados. O escritório não queria que a topografia dificultasse um melhor aproveitamento do terreno. Para evitar isso, as arquitetas nivelaram o lote somente com a movimentação da própria terra.
As fachadas foram construídas em alvenaria, mas todas as molduras de janelas, portas, capitones e a base das colunas foram feitos com cimento. Essa opção foi definida por conta da facilidade de fixação e da rapidez na execução da obra.
“Colocamos uma grelha paisagística contornando todo o beiral, para não ter que utilizar as tradicionais calhas aparentes e assim não agredir a fachada”, relata a arquiteta Heloisa Losi.
Detalhes típicos do neoclássico ficaram destacados, como os gradis, a porta principal, os revestimentos e as molduras. Os gradis foram projetados especialmente para o cliente e desenvolvidos em aço. Além disso, o design da porta principal foi desenhado pela arquiteta.
A área social é totalmente integrada. Como o espaço gourmet interage com ela, os moradores podem aproveitar toda a área independentemente do tempo lá fora.
Enquanto a área social e administrativa da casa concentra-se no pavimento térreo, a área íntima está localizada no andar superior. A casa tem um design de linhas menos fechadas e de materiais monocromáticos e com poucos ornamentos. Assim, foi fácil coordenar o neoclássico com mobiliário e objetos de outros estilos.
No hall de entrada, um painel de espelhos com cantoneiras em arabesco foi colocado sobe o aparador. Na escada de acesso ao andar superior, foi usado o mármore Carrara. Em frente à porta de entrada, uma quadrácea em mármore e pastilhas dá as boas-vindas para os moradores.
“Detalhes característicos do estilo predominante embelezam e fortificam o conceito do design do projeto”, complementa.
No lavabo, as arquitetas optaram por um papel de parede escuro e um espelho veneziano com moldura, o que trouxe sofisticação ao ambiente. A bancada é toda revestida em espelho, assim como um móvel de apoio logo abaixo da bancada.
A varanda gourmet conta com churrasqueira, que recebeu um painel em granito na cor preta na parede. O inox nessa área está associado ao estilo arquitetônico, criando um ambiente elegante e sofisticado, mesmo sendo em uma área externa. Já o padrão gráfico no estofado das cadeiras desconstrói a seriedade do ambiente, tornando-o mais descontraído. Esse contraste também pode ser observado na contraposição da cor cinza das paredes com a cor azul dos bancos e cadeiras.
Na suíte do casal, foi usada uma cabeceira na vertical estofada com aplique de capitonê que vai até o teto, trazendo um ar imponente ao ambiente. Nos pés da cama, um recamier baú no mesmo tecido com apliques de capitonê. No banheiro da suíte, a cor branca predomina. Um detalhe em pastilha de vidro ondulada, acima da bancada no canto do espelho, caracteriza o local.
No quarto do filho, a cabeceira em couro com aplique de capitonê e racamier baú, ambos na cor preta, contrastam com o piso de madeira. Na parede ao lado da cama foram fixados suportes para colocar as guitarras, deixando em destaque a paixão do filho.
Os diferenciais do projeto são também a sustentabilidade, o design e a eficiência térmica. Toda água da chuva é captada e levada a uma cisterna e reaproveitada para a limpeza externa, a manutenção do jardim e o nivelamento da água da piscina. “O aquecimento da piscina e da residência se dá por sistema solar, energia pura”, comenta Losi.
O projeto de iluminação destaca cada função dos espaços, mas com circuitos independentes. Todas as lâmpadas são em LED. Na sala de jantar, há um lustre de cristal que emoldura a mesa. Na área gourmet, os pendentes se destacam.
A iluminação externa foi projetada com balizadores embutidos na alvenaria, numa altura que desse segurança e não ofuscasse a visão das pessoas. Já na sala de TV, são as arandelas que entram em destaque por seu efeito indireto. “Isso foi proposto para quando os moradores quiserem ver televisão somente com uma luz mais acolhedora. Assim, é só ligá-las e manter as demais desligadas”, conta a arquiteta.
Por fim, a iluminação paisagística é bem focal, de acordo com a espécie e altura da planta. No paisagismo, por sua vez, predomina a vegetação rasteira, com algumas palmeiras e vasos.
Escritório
Termos mais buscados