Logo Construmarket
Banner

Casa São João

Casa São João
Localizada na região alta de Curitiba, a Casa São João destaca-se como um ‘ponto’ branco em meio a paisagem. O arquiteto Mario Sampaio assina a reforma e ampliação do espaço aconchegante. Imagens: Thiago Autran
Casa São João
Casa São João
Casa São João
Casa São João
Casa São João
Casa São João
Casa São João
Casa São João
Casa São João
Casa São João
Casa São João
Casa São João
Casa São João
Casa São João
Casa São João

Simplicidade e aconchego

Texto: Karina Dantas

Na região alta de Curitiba (PR), um amplo terreno tornou-se o cenário da Casa São João. Os arquitetos do escritório Mario Sampaio foram convidados para fazer a reforma e a ampliação de uma pequena residência que havia no local. O desejo dos moradores era expandir a área de 68 m² para uma área final de 228 m².

O ponto de partida foi redefinir a parte plástica da casa e reorganizar a edificação já existente de forma funcional. Assim, um novo volume foi gerado nas mesmas proporções, formando um conjunto. O programa arquitetônico supriu a ideia da criação de um anexo, acomodando todas as necessidades dos moradores.

Programa arquitetônico

No pavimento térreo, estão alocados a sala de estar, a cozinha e três dormitórios – sendo uma suíte com closet e outros dois quartos infantis. Além disso, também foram dispostos dois banheiros e a área de serviço. A abertura do estar foi direcionada para o norte, onde é possível avistar um bosque. Já a leste, revela-se boa parte da cidade.

Na lateral do primeiro bloco da residência, um muro de arrimo em concreto aparente está nivelado com o terreno, e caminhos em paralelepípedo conduzem até o subsolo. Além da garagem, o pavimento abriga a sala de estar, um fogão a lenha e uma copa com balcão e frigobar.

A escada leva até o subsolo, onde encontram-se a garagem e a sala de TV Foto: Thiago Autran 

A maioria dos elementos já existentes foram reformados e reutilizados, o que contribuiu para a questão econômica do projeto. Entre eles, estão algumas esquadrias de madeira, portas internas, janelas, portas janelas venezianas, a porta de acesso e o deck.

Até mesmo os pedriscos brancos, que estavam no antigo acesso de carros, foram reaproveitados para compor o jardim junto com uma grande pedra que já existia no terreno. Quanto ao projeto de iluminação, todas as luminárias foram redistribuídas pela nova casa.

Também foram feitas aberturas na parte superior do closet, banheiro de casal e na circulação dos quartos, para que houvesse a iluminação zenital. Essa técnica, combinada com todas as luminárias, garante boa iluminação aos ambientes e economia de energia durante o dia. Completando o projeto de iluminação, os balizadores internos e os do acesso externo são itens novos.

Escritório

  • Local: PR, Brasil
  • Início do projeto: 2017
  • Conclusão da obra: 2019
  • Área construída: 228 m²
Veja outros projetos relacionados