Inserida na cidade de Pato Branco (PR), onde é comum o desnível acidentado, a Casa RG foi projetada pelo escritório Michel Macedo Arquitetos. A premissa era conceber uma residência de pequeno porte com uma generosa área de lazer, na qual os moradores pudessem receber os amigos confortavelmente.
Conciliando a questão da declividade com a fronteira protegida ambientalmente nos fundos do terreno, a porção delimitada recebeu um programa organizado em 190 m². A partir de dois acessos distintos para a rua, a casa se estende do limite superior do lote para os fundos, adequando-se ao declive e criando uma área sombreada sobre o solo.
Apenas três pilares de concreto sustentam as lajes protendidas e garantem os traços contemporâneos da construção. A presença de vidro deixa a estrutura imponente com um ar mais leve, e os traços minimalistas direcionam o olhar para as potencialidades do local onde está inserida.
Por estar suspenso do chão, o nível superior causa a sensação de estar flutuando. Ele acolhe as áreas íntimas, que basicamente são a sala de TV, o banheiro e três dormitórios – entre eles, uma suíte. Buscando manter o contato direto com o espaço urbano, a escada interna foi colocada na fachada de vidro.
O espaço de convivência foi disposto no nível inferior, totalmente integrado com a paisagem e com a faixa de preservação ambiental ao fundo do lote. Podendo ser acessado tanto pela escada externa, quanto pela interna, o ambiente se divide em área de serviço, lavabo, cozinha e espaço de lazer com churrasqueira.
Seguindo a linguagem exterior da casa, o projeto de interiores conta com poucos móveis fixos, tornando seu uso flexível.
Escritório
Termos mais buscados