Texto: Naíza Ximenes
Na pacata cidade de Itu, no interior de São Paulo, o escritório Daniel Fromer & Arquitetos projetou a Casa RF para ser um refúgio de paz e tranquilidade. Implantada em um condomínio residencial e envolvida por uma área preservada, a residência de 818 metros quadrados foi idealizada para um casal que buscava um local cercado por natureza, mas que fosse próximo à capital paulista.
Entre as premissas do projeto, estava a necessidade de acomodar uma quantidade generosa de convidados, de forma que os ambientes fossem integrados, e, ao mesmo tempo, independentes. Além disso, Fromer ainda replicou um princípio muito comum em seus projetos: a sustentabilidade.
Isso porque todo o revestimento de madeira da morada foi feito em madeira peroba rosa de demolição, formando um telhado plano e amplas aberturas na sala de estar. Em contrapartida, acabamentos em cimento queimado equilibram o design da casa, criando uma atmosfera contemporânea, acolhedora, descontraída e sem excessos.
Disfarçada por vegetações de médio porte, a fachada da casa demonstra o nível de simplicidade pedido no projeto. O pequeno caminho de pedras na entrada leva a uma porta coberta por um pergolado, ambos de madeira.
O pergolado se estende pela área interna da casa, compondo o revestimento utilizado no teto do hall de entrada. Em uma lateral, fica a sala de TV, conectada ao corredor que leva à suíte master.
Na outra, a sala de estar se abre por toda a extensão da casa, adornada por uma lareira com elementos vazados em vidro. O espaço foi harmoniosamente conectado à varanda através de portas de vidro de correr, criando uma projeção natural do ambiente.
O projeto de interiores é um dos pontos altos da morada, já que foi assinado pela própria moradora. Trazendo personalidade e identidade à residência, o design foi inspirado em elementos naturais, de forma a valorizar grandes nomes do design brasileiro. Entre o acervo, a proprietária adicionou objetos de valor pessoal, como o sofá Matriz do designer Jader Almeida na sala principal.
Na área externa, o único elemento que evidencia a transição da varanda para o lazer é o piso: de porcelanato na área gourmet e de madeira no deck. Na área da piscina, há portas de vidro e de madeira em ambos os blocos laterais, um deles destinado aos dormitórios de hóspedes e o outro, ao bloco da suíte master.
A extremidade do deck leva o morador a uma escada de acesso à área verde, em um nível abaixo do principal. Lá, ficam lareira, espaço de descanso com redes e poltronas e outras amenidades da casa.
No quarto do casal, que ganhou piso de madeira, a caiação foi o único acabamento das paredes. Um porta-balcão, também de madeira, separa o quarto do banheiro. Lá, uma banheira em frente à varanda oferece um espaço de relaxamento aos proprietários.
Confira outros projetos de Daniel Fromer & Arquitetos :
Escritório
Termos mais buscados