Logo Construmarket
Banner

Casa Ramona

Casa Ramona
Situado no térreo de edifício, o programa de funcionalidades diversificado mantém a estrutura de concreto original e explora outros elementos que conferem personalidade forte ao estabelecimento. Imagens: Pedro Vannucchi
Casa Ramona
Casa Ramona
Casa Ramona
Casa Ramona
Casa Ramona
Casa Ramona
Casa Ramona
Casa Ramona
Casa Ramona
Casa Ramona
Casa Ramona
Casa Ramona
Casa Ramona
Casa Ramona

Restaurante, bar e pocket show

Texto: Ian Vieira

A Casa Ramona, localizada no nível térreo do edifício, tem uma proposta de serviço bem diversificada – restaurante, bar e pocket shows. O programa é distribuído em três partes – subsolo, térreo e mezanino – e é trabalhado com materiais que conferem personalidade forte ao restaurante. “O predomínio do concreto aparente é proveniente do desenho já existente. Aí pensamos na madeira para quebrar a rigidez e a frieza do concreto, o que acabou sendo do agrado de todos”, explica o arquiteto Marcos Paulo Caldeira.

Predominam, ainda, o revestimento de 70% das paredes em pau-ferro, os ladrilhos acinzentados que permeiam quase todos os ambientes e os panos de vidro que tomam a fachada, integrando interior e exterior. Luminárias em cobre desenhadas especificamente para o local também marcam a decoração do local. “Foi definido um padrão estético e de iluminação que se distribui por todo o imóvel – muito recortado ao longo dos três pavimentos – e que contribui para a unidade desejada”, completa.

Contraste de planos abertos e escondidos

Concorrido e muito agradável, o mezanino tem a frente toda envidraçada e se abre para a Avenida São Luís. Porém, nem todos os ambientes são visualmente abertos e integrados. A área técnica, por exemplo, se concentra no subsolo. “A projeção da cozinha no subsolo gerou dificuldades no início, tanto para a descida e instalação dos equipamentos, quanto para a implantação da lavadora que ficou externa ao restaurante. A alternativa foi criar uma espécie de jardim lateral para abrigar estes equipamentos, bem como as condensadoras do ar-condicionado. É um jardim de cactos que esconde a área técnica da casa. Outras plantas não suportariam o calor gerado pelos equipamentos”.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2011
  • Conclusão da obra: 2012
Veja outros projetos relacionados