Assinada pelo Studio Bloco Arquitetura, a Casa R1 foi implantada em um lote de esquina com 312 m² e orientado para uma rotatória de um condomínio fechado na cidade de Xangri-lá (RS), no litoral norte gaúcho.
O cliente, um incorporador, solicitou uma casa térrea com quatro dormitórios, área social ampla e integrada, mas com um caráter completamente oposto à produção arquitetônica existente no condomínio.
“Para isso, partimos do princípio de refletir sobre o que é essencial nas relações que experimentamos enquanto estamos de férias. As relações entre si e com o contexto em que se encontram são a base para imaginar a vivência de uma morada de praia. Propusemos uma casa simples, essencialmente despretensiosa, mas de caráter forte e imponente”, conta a equipe.
Dois volumes demarcam a esquina: uma caixa de madeira implantada dentro de outra caixa de concreto aparente demarcam a área social. Esse jogo simples de volumes com materiais puros somados à madeira carbonizada que reveste o volume íntimo e equilibrados com a leveza do pano de vidro da área social, trazem um caráter contemporâneo à edificação. A área social se abre para a esquina, lugar de movimento, de socialização, permitindo gerar encontros e novas relações.
Dentro da casa, o forro de madeira se destaca como um dos elementos mais fortes do seu interior que tem paleta cru, cinza e grafite. O destaque fica para lareira suspensa, que divide o estar do hall de entrada. O painel que reveste a cozinha segue pelo corredor, camuflando as portas da área íntima e gerando unidade ao volume.
Os ambientes abertos e integrados por meio de caixilhos de vidro entram em contato com a paisagem, e recebem luz e ventilação naturais. No projeto arquitetônico, o escritório explorou a ventilação cruzada, que possibilita a circulação do ar por todos os cômodos, mantendo o conforto térmico dentro da residência.
Escritório
Termos mais buscados