Logo Construmarket
Banner

Casa Ozso

Casa Ozso
A Casa Ozso foi desenhada pelo escritório Martin Dulanto por etapas, a partir da criação de volumes independentes que refletem sua funcionalidade. Imagens: Juan Solano Ojasi
Casa Ozso
Casa Ozso
Casa Ozso
Casa Ozso
Casa Ozso
Casa Ozso
Casa Ozso
Casa Ozso
Casa Ozso
Casa Ozso
Casa Ozso
Casa Ozso
Casa Ozso
Casa Ozso
Casa Ozso
Casa Ozso
Casa Ozso
Casa Ozso

Módulos independentes

Texto: Nathalia Lopes

O arquiteto Martin Dulanto desenhou a Casa Ozso por etapas, de modo que seu programa habitacional se formou em blocos e módulos completamente independentes de acordo com as suas funções. Com 195 m², a residência está localizada em Cieneguilla, Lima (Peru).

A estrutura de concreto é descontinuada o tempo inteiro; assim, espaços completamente vazios estão alinhados com cômodos cuja funcionalidade é determinante para o programa familiar. “Esses módulos são separados por circulações e suas respectivas individualidades. Isso foi determinante no processo de construção, pois a intervenção em um bloco não afetava a operação geral da casa”, descreve o arquiteto.

Funcionalidade dos módulos

Cada bloco expressa em suas fachadas as funções que são desenvolvidas em seu interior. O bloco social – composto por sala de estar, jantar, terraço e lavabo – foi concebido como uma caixa de vidro totalmente transparente e permeável, na qual o usuário está totalmente integrado ao exterior e em contato direto com a natureza que o rodeia.

Já os volumes que abrigam o quarto principal e outros dois dormitórios de hóspedes foram concebidos como cavernas, ou sejam, são rodeados por paredes e encaixados dentro da residência. “Essa concepção permite que o usuário tenha contato visual do lado de fora, enquanto sua privacidade é mantida, como deve acontecer quando falamos de dormitórios”, completa Dulanto.

O último espaço é delimitado por uma "caixa cega", que não tem contato visual com o exterior. Lá fica o quarto de serviço, constituído por um banheiro, pátio, lavanderia e tendal, além de um depósito.

Apesar da aglutinação, percebe-se a diferença de níveis, materiais e formato dos módulos Foto: Juan Solano Ojasi

O programa simples fica completo com a área do deck, com piscina e churrasqueira. Esta área é separada do resto da casa pelo jardim.

Veja outros projetos de Martin Dulanto:

Casa Seta

Casa AVE

Casa Topo

Escritório

  • Local: LI, Peru
  • Conclusão da obra: 2011
  • Área do terreno: 1060 m²
  • Área construída: 195 m²
Veja outros projetos relacionados