Batizada de Casa no Arroio Pelotas em referência ao canal para o qual tem vista, esta encorpada residência foi projetada pelo escritório RMK! Arquitetura a partir de um conceito contemporâneo que valoriza a simetria e a leveza.
Segundo o arquiteto Otávio Riemke, a intenção era aproveitar ao máximo o terreno de 968 m² e a vista para o Arroio Pelotas, daí a criação de áreas envidraçadas, pé-direito duplo e pátio interno. A profundidade acentuada do lote permitiu que a casa fosse construída mais perto do riacho e que os moradores tivessem maior contato com a natureza.
O programa da residência foi baseado no aproveitamento visual e construído em um partido linear, permitindo que todo o extenso conjunto desfrute da vista para o arroio da cidade de Pelotas (RS).
A fachada frontal da Casa no Arroio Pelotas é marcada por zonas opacas que guardam seu interior e garantem a privacidade dos moradores. Um muro de pedras naturais separa a garagem do acesso à área social, além de acentuar a horizontalidade da edificação e delinear o percurso até a entrada.
Ainda na fronte, a face do pavimento superior foi revestida de portas-camarão em madeira para preservar os dormitórios, controlando a demanda de opacidade e a ventilação natural.
Já a fachada posterior é o portal do projeto para o entorno, responsável por integrar o exterior com o interior e torna-los um só usando a volumetria e as pérgolas em balanço em concreto aparente, que criam espaços de convívio sombreado.
A suíte principal, voltada para os fundos, tem uma generosa sacada com vista para o arroio. Sua proteção é uma moldura de casca de concreto aparente em balanço.
“A ideia foi trabalhar com materiais em estado bruto integrando-se ao entorno natural”, revela Riemke.
Auxiliado pelas janelas envidraçadas e portas de correr, o pé-direito duplo da sala de estar aproveita a orientação solar para disseminar iluminação natural a todos os ambientes internos.
Escritório
Termos mais buscados